A humanidade precisa de confiança

de Leonore Bertalot, pedagoga.

O que é confiança? É uma força que se entrega. Pergunte à criança pequena; ela nos ensina o que é entregar-se. A criança é toda confiança ao nascer.  Ela se entrega inteiramente aos nossos cuidados.  Ela confia em nós, sendo totalmente dependente do carinho e da atenção que se dê a todas as suas necessidades.  Ela vive, cresce, anda, fala, pensa e se torna um ser humano, conforme os cuidados e exemplos das pessoas ao seu redor.
Esta confiança infantil é intensa, espontânea.  Conforme as experiências e à medida que cresce, ela também desenvolve a força oposta: a desconfiança. Com a experiência do eu, de ser diferente dos outros e com o despertar do intelecto, que tudo analisa e questiona, perde-se, aos poucos, a confiança instintiva, a "confiança cega".
Ocorre ainda um processo interessante, quando a criança entra na idade escolar.  Ela já sabe falar e recordar, usa suas pernas e braços com autonomia, mas a sua alma se entrega com toda a confiança aos professores, para aprender o que os "grandes"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário