Mais de 4.800 pessoas se inscreveram na rede Certific, o programa do governo federal que reconhecerá a qualificação de trabalhadores que não possuem diploma de educação formal. O prazo para inscrições ao projeto, dos Ministérios do Trabalho e da Educação, foi aberto em agosto e encerrado em 10 de setembro.
No programa, os institutos federais de educação oferecem vagas para diferentes áreas de trabalho e fazem uma avaliação. A banca, multidisciplinar, é formada por um especialista da área e pedagogos, psicólogos e assistentes sociais. Se o profissional passar na avaliação, ganhará o certificado –que valerá como cargo de auxiliar, caso tenha nível fundamental, ou de técnico, para quem concluiu o ensino médio.
Se a banca avaliar que falta conhecimento técnico, o inscrito será convidado a fazer disciplinas nos institutos. Caso a deficiência seja escolar, poderá completar a formação no EJA - Educação para Jovens e Adultos -, no instituto ou em uma escola.
Até agora, a maior parte das inscrições (2.147) foi na área de pesca e aquicultura, seguida de turismo e hospitalidade (1.626).
Na fase inicial, participam institutos federais de 14 estados e do Distrito Federal nas áreas de pesca e aquicultura, turismo e hospitalidade, construção civil, eletroeletrônica e música. Somente maiores de 18 anos são aceitos.
L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !
Nenhum comentário:
Postar um comentário