Parabéns, professores!

Hoje é dia dos bravos guerreiros, dos nossos mestres que, do Oiapoque ao Chuí, cumprem a sagrada missão de despertar corações e mentes das nossas crianças e jovens para o conhecimento. E de formá-los para que tenham um futuro melhor, transmitindo-lhes também, os fundamentos e ensinamentos necessários à vida adulta.

Aos professores de todo o país que ainda hoje lutam pela valorização de sua profissão, deixo aqui meu agradecimento. E também o meu repúdio - e, estou certo, é de toda a sociedade brasileira - à forma como ainda são tratados, por exemplo, por alguns governos estaduais, em especial as administrações tucanas de São Paulo que há 16 anos (tempo em que estão no poder no Estado) os tratam a cassetete, repressão e força policial quando de seus movimentos reivindicatórios.

Há que se repudiar, hoje, com toda energia, o tratamento que lhes é conferido em especial pelos governos Mário Covas, Geraldo Alckmin e José Serra - este, agora candidato da direita PSDB-DEM-PPS a presidente da República.

E repudiar não só por discordar categoricamente de todos os tucanos que encaram as lutas sociais como caso de polícia. Mas, sobretudo, por concordar com Maria Izabel Azevedo Noronha, presidente da APEOESP (sindicato dos professores da rede pública paulista) quando ela afirma neste 15 de outubro que o magistério é a mais importante das profissões e exemplifica: "Nenhum engenheiro será engenheiro se não passar pela professora que o alfabetiza, pela professora de português, matémática, inglês".

Respeito e incentivo ao magistério
Assim, meus caros, e por saber da importância do magistério para o nosso Brasil, que a candidata a Presidência, Dilma Rousseff (PT-governo-partidos aliados) afirma em seus programas e declarações que educação com qualidade passa pela valorização da profissão do magistério - professor bem formado, bem tratado e bem pago, e não enfrentado a cassetete.

É por isso, também, que durante o governo do presidente Lula foi instituído o piso nacional da categoria (R$ 950,00) e tantas novas vagas foram criadas para estes profissionais através da instalação de campis universitários, novos cursos e novas escolas técnicas.

Os professores, em todos os níveis de ensino, são hoje e sempre profissionais fundamentais para que possamos criar juntos este novo Brasil que exige um salto de qualidade na Educação e na capacitação dos nossos jovens. Não enxergar essa realidade e a importância que a categoria ocupa no nosso país é um atestado da mais tremenda insensatez.

A todos os professores e professoras, que semeiam hoje, anônimos, nas salas de aula, os frutos do amanhã, meus sinceros agradecimentos enquanto eterno aluno, pai e, sobretudo, cidadão brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário