Já ouviu falar de Crowdsourcing? Ou do poder da Inteligência Coletiva? Ou na Colaboração em Massa?
No entanto, com certeza já ouviu falar da Wikipedia, Linux ou Firefox, correto?
Crowdsourcing é um neologismo criado por Jeff Howe (Crowd=multidão + Source=fonte) que significa, em uma das suas acepções, transferir uma tarefa designada a uma pessoa para um número ilimitado e indefinido de pessoas. Este modelo que pode objetivar a geração de novos conteúdos, resolução de problemas, acelerar processos, aperfeiçoar tecnologias existentes ou criar novas tecnologias; só é possível com o advento da internet, pois seus objetivos só são alcançados por meio da colaboração de um grande número de pessoas conectadas à web. No caso da Wikipedia, a idéia básica foi transferir para o público da internet a tarefa de criar uma enciclopédia livre na qual todos podem contribuir e editar seu conteúdo.
Muitas empresas enxergaram neste modelo de produção de inteligência uma boa forma de conseguir que o conhecimento coletivo ou "inteligência coletiva – P. Levy" auxilie na busca de melhores resultados.
O Crowdsourcing pode ser utilizado para gerar novas e brilhantes idéias, ou seja, por meio da compilação de de idéias de diferentes pessoas, que após uma seleção, poderão ser determinadas quais são as melhores e quais se adaptam ao seu negócio. Neste caso, a empresa pode promover uma campanha para um criação de um novo produto, algumas empresas já conseguiram ótimos resultados eg.: Fiat Mio, Clarins, Threadless ou Camiseteria no Brasil. Muitas vezes, a colaboração de mídias pode ser uma fonte poderosa de fotos para qualquer finalidade, temos como exemplo disso o site istockphoto. Além disso, empresas farmacêuticas ou químicas podem utilizar o Crowdsourcing como forma de canalizar o conhecimento de diversos especialistas para pesquisas de novos medicamentos ou novos produtos químicos.
A questão é que toda empresa tem alguma demanda na qual a opinião ou o conhecimento de outras pessoas ou da multidão que interage todos os dias na internet, pode ajudar na criação de um novo produto/serviço, na tomada de decisão e quem sabe na formação de um novo negócio.
Saiba mais como o Crowdsourcing pode inovar ao transformar seu antigo modelo de negócios e um caso de sucesso. Entre em contato com a Cuco Media Group. Vamos inovar juntos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário