Crowdsoucing

Quidiabéisso?,,,

Já ouviu falar de Crowdsourcing? Ou do poder da Inteligência Coletiva? Ou na Colaboração em Massa?

No entanto, com certeza já ouviu falar da Wikipedia, Linux ou Firefox, correto?

Crowdsourcing é um neologismo criado por Jeff Howe (Crowd=multidão + Source=fonte) que significa, em uma das suas acepções, transferir uma tarefa designada a uma pessoa para um número ilimitado e indefinido de pessoas. Este modelo que pode objetivar a geração de novos conteúdos, resolução de problemas, acelerar processos, aperfeiçoar tecnologias existentes ou  criar novas tecnologias; só é possível com o advento da internet, pois seus objetivos só são alcançados por meio da colaboração de um grande número de pessoas conectadas à web. No caso da Wikipedia, a idéia básica foi transferir para o público da internet a tarefa de criar uma enciclopédia livre na qual todos podem contribuir e editar seu conteúdo.

Muitas empresas enxergaram neste modelo de produção de inteligência uma boa forma de conseguir que o conhecimento coletivo ou "inteligência coletiva – P. Levy" auxilie na busca de melhores resultados.

O Crowdsourcing pode ser utilizado para gerar novas e brilhantes idéias, ou seja, por meio da compilação de de idéias de diferentes pessoas, que após uma seleção, poderão ser determinadas quais são as melhores e quais se adaptam ao seu negócio. Neste caso, a empresa pode promover uma campanha para um criação de um novo produto, algumas empresas já conseguiram ótimos resultados eg.: Fiat Mio, Clarins, Threadless ou Camiseteria no Brasil. Muitas vezes, a colaboração de mídias pode ser uma fonte poderosa de fotos para qualquer finalidade, temos como exemplo disso o site istockphoto. Além disso, empresas farmacêuticas ou químicas podem utilizar o Crowdsourcing como forma de canalizar o conhecimento de diversos especialistas para pesquisas de novos medicamentos ou novos produtos químicos.

A questão é que toda empresa tem alguma demanda na qual a opinião ou o conhecimento de outras pessoas ou da multidão que interage todos os dias na internet, pode ajudar na criação de um novo produto/serviço, na tomada de decisão e quem sabe na formação de um novo negócio.

Saiba mais como o Crowdsourcing pode inovar ao transformar seu antigo modelo de negócios e um caso de sucesso. Entre em contato com a Cuco Media Group. Vamos inovar juntos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário