Castanhão

As comportas do açude serão fechadas, após pouco mais de 10 dias liberando 100 metros cúbicos de água por segundo. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (30), em reunião de vários órgãos na Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). 
"Temos um prognóstico menos otimista em relação ao inverno no Ceará", explica o coordenador do Núcleo Técnico Operacional da Cogerh, Célio Augusto Tavares.
A liberação é feita para reduzir os níveis de armazenamento do reservatório nos meses de chuva, a fim de permitir que o açude tenha mais capacidade para acumular água em caso de possíveis cheias e controle as enchentes na região do Jaguaribe. 
"Esse prognóstico menos otimista nos fez decidir por outro nível de operação no reservatório", completa o coordenador, referindo-se ao fechamento das comportas.
Duas comportas estavam abertas desde o último dia 18. O Castanhão, localizado em Alto Santo, é o maior reservatório do Ceará, com capacidade para acumular 6,7 bilhões de metros cúbicos. Dados da Cogerh indicam que, na manhã desta quinta-feira (31), a barragem acumula 70,5% de seu volume máximo.
De acordo com Célio Augusto, as comportas serão fechadas, mas ainda será feita uma liberação de água - em menor escala. A vazão será liberada por meio das válvulas dispersoras, em um volume de 50 metros cúbicos por segundo. As válvulas tiram água de uma parte mais profunda do açude, menos oxigenada e não tão limpa como a água mais alta da altura das comportas.
Célio aponta que, nesta quinta, a decisão deve ser publicada e, possivelmente sexta-feira (1), a medida será cumprida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário