O BIFE DE FÍGADO E A JANELA


Falando em gafes, eu também tenho meus dias de “cabeça oca”(e não são poucos). Uma vez fui convidada para um jantar na casa de um namoradinho. E lá fui eu, boa moça, educada e fina. Pra começar cheguei atrasada, os pais já tinham jantado e viam televisão na sala de visitas. O rapaz eperava por mim, já meio amarelo de fome.
Fomos pra sala de jantar, e para meu constrangimento e quase morte estomacal foi servido bife de fígado. Odeioooooooooooo bife de fígado! E acho que por eu ser visita, me foi servido o maior...Cobria todo o prato, ou pelo menos me pareceu isso. Eu comecei a comer que nem minerinho “pelas beiradas”. Tentava não deixar a salada encostar no bife, separando os grãos de arroz para nao ficarem “contaminados” por aquela coisa escura, que os fãs do dito cujo, chamam de suco.
Em um determinado momento o rapaz teve que se ausentar da sala e isso me pareceu uma benção dos céus. Havia um janelão bem ao lado da mesa e do outro lado um cachorro grande, que tinha cara de grande apreciador de bife de fígado. Não pensei duas vezes, espetei o bife e o atirei com força pela janela para que o cão o devorasse bem depressa antes que o mocinho voltasse.Isso ia parecer que eu era esfomeada, mas melhor do que "embuchar" com aquilo. Tudo teria saído muito bem, se a janela não estivesse fechada.
Para meu horror, o barulho do bife gigante no vidro transparente e limpíssimo, foi como uma bomba. Todos vieram correndo ver o que estava acontecendo. E eu pasma, via o bife, lentamente escorrendo pela vidraça e deixando “um caminho suculento”... Em ato contínuo, pleft, caiu no chão, espalhando mais “suco”. O cachorro lá fora, lambendo os beiços, com olhos tristes e orelhas desiguais, uma pra cima e outra pra baixo... E eu parecia imitar o animal, tal era meu desconforto e vergonha. Minha cara queimava, e eu queria que o chão abrisse e me sugasse pra não sei onde. Restava pouco a dizer, pois todos notaram que eu estava tentando me livrar do bife de fígado. Pedi que me arrumassem um pano pra eu limpar a sujeira, e ainda consegui ter espírito para dizer que achava que o cachorro ainda ia querer o bife. Ele quis!
Bem eu tive a minha lição. Antes de aceitar um convite para almoço ou jantar, pergunto o cardápio. Isso evita constrangimentos. E acho que pra eles ficou a lição de nunca servirem bife de fígado( ou outras iguarias como bode ao molho, cabrito na brasa, angu com quiabo, jacaré ao molho, buchada de carneiro...) às visitas, antes de saberem se tal prato é apreciado. Ou em outra hipótese, deixar a janela aberta também ajuda bastante...
Marly Bastos

Nenhum comentário:

Postar um comentário