[...] para deter divisão no PSDB e fortalecer o PSD
Para conter a desintegração do PSDB, a cada dia mais rachado em sua principal base nacional, a de São Paulo, e fortalecer o PSD em fase de fundação, serristas, alckmistas e o prefeito paulistano Gilberto Kassab (ex-DEM-PSDB, agora fundando o PSD) desencadearam o maior festival de fisiologismo e aparelhamento da máquina pública de que se tem notícia na história recente de São Paulo.
Neste processo, o prefeito Kassab - que dia sim e outro também proclama seu alinhamento incondicional com José Serra, o tucano candidato a presidente derrotado no ano passado - acaba de nomear um de seus secretários municipais, Walter Feldman, "embaixador" em Londres, por no mínimo seis meses.
A Prefeitura de São Paulo se torna, assim, a 1ª do país a ter um embaixador no exterior. Desta forma, Kassab mantém Feldman na máquina municipal. Feldman é um dos fundadores do PSDB, no qual permaneceu por 23 anos até se desfiliar esta semana.
Kassab tenta acomodar serristas que se desgarram do PSDB
Ao mesmo tempo, com esta nomeação, o prefeito tenta debelar a insatisfação e acomodar uma parte dos tucanos que se rebelaram, deixaram o partido e devem ingressar futuramente no PSD. Do outro lado, mas também na seara demo-tucana, seu rival e adversário nas disputas eleitorais de 2012 e 2014, o governador tucano Geraldo Alckmin amplia a fuzarca reinante na máquina administrativa estadual.
Em represália, pelo fato do vice-governador Guilherme Afif Domingos (ex-DEM) ter ido para o PSD de Kassab, Alckmin alijou-o de seu secretariado. Como precisou manter com o DEM a Secretaria de Desenvolvimento Econômico ocupada por Afif, o governador a esvaziou passando seus principais programas - e investimentos de R$ 3 bi programados para até 2014 - para outras secretarias de Estado ocupadas por tucanos.
Como vocês veem o aparelhamento corre solto, comandado exatamente pelos tucanos que fizeram das acusações ao PT, de aparelhar a máquina, um dos principais motes da campanha eleitoral em que foram derrotados no ano passado.
Temos, assim, um festival de fisiologismo e aparelhamento em São Paulo. Serristas, alckmistas e o mais vistoso aliado do serrismo, o prefeito Kassab, usam cargos e a máquina do Estado para se fortalecerem e a seus partidos, o PSDB e o PSD.
Nenhum comentário:
Postar um comentário