Hospital Regional do Sertão Central

[...] A votação que definirá as duas vagas para a segunda fase será realizada em Fortaleza, no Centro de Convenções

Prefeitos, vereadores, profissionais da saúde, lideranças políticas e comunitárias de 20 cidades do Sertão Central participam, hoje, de uma competição importante para a região: saber quem vai sediar o hospital regional do Governo do Estado. Boa Viagem, Canindé, Quixadá, Quixeramobim e Tauá querem uma das duas vagas para a próxima etapa, a ser definida em votação. Os chefes do poder executivo apresentarão as vantagens de suas respectivas cidades para receber o empreendimento. A votação será no início da noite no Centro de Convenções, em Fortaleza. Em seguida o governador Cid Gomes deverá anunciar as classificadas para fase seguinte da disputa.

Disputa entre vizinhos

Os prefeitos de Quixadá e Quixeramobim, Rômulo Carneiro e Edmilson Júnior já traçaram suas estratégias para o segunda etapa. Apesar da rivalidade salutar entre as duas cidades, vizinhas, pela disputa de empreendimentos estaduais e federais, firmaram pacto de apoio. Se apenas uma das duas for classificada para a disputa final, receberá o apoio da outra. Ambos concentram esforços no sentido de manterem o hospital regional no Sertão Central. Todavia, se ambas passarem para a etapa seguinte, a disputa será acirrada. Ambos alegam fortes argumentos para receberem o hospital regional.

Para Rômulo Carneiro, sua cidade possui toda a estrutura necessária para a construção do hospital regional. Dentre as principais vantagens tem a seu favor um núcleo de formação de enfermeiros e odontólogos. Em breve o Município poderá formar profissionais em medicina.

"Confirmada a construção desse empreendimento de saúde, passaremos a trabalhar imediatamente pela implantação de uma faculdade de medicina na nossa cidade". Essa foi a resposta do prefeito de Quixeramobim às vantagens expostas pelo vizinho. Outro forte argumento, além de toda infraestrutura para receber o novo hospital, é a localização do Município, próximo da maioria das cidades desta macrorregião. Edmilson Júnior ainda conta com o apoio do maior número delas no momento da votação.

O prefeito de Boa Viagem, Fernando Assef, lamenta não ter podido realizar sua campanha junto às Câmaras de Vereadores e Conselhos de Saúde dos municípios participantes da escolha, todavia demonstra confiança. Segundo ele, além de possuir áreas para a construção da obra às margens da BR-020 e da CE-168, Boa Viagem é á única cidade com estrutura de saneamento básico pronta. Também possui o melhor atendimento em saúde da região. Ele justifica ainda a necessidade de um grande empreendimento do Governo do Estado em sua cidade. Para ele, o novo hospital poderá aquecer a economia local e de cidades vizinhas.

Quem também utiliza as rodovias como uma de suas estratégias é Canindé. De acordo com o assessor de imprensa da Prefeitura, Dery Martins, além de ótima situação geográfica, a BR-020 funciona como um corredor de ambulâncias de diversas regiões do Estado.

Dery Martins acrescentou que o fluxo anual de mais de dois milhões de romeiros como ponto a favor de sua cidade. Assim como as outras, além da administração pública vários segmentos da sociedade local aguardam com expectativa a decisão. Martins fez questão de ressaltar que Canindé entrou na disputa sem a ambição de querer o empreendimento a qualquer custo. "Decidimos entrar na disputa porque nossas potencialidades são adequadas à necessidade de muitos".

Nos Inhamuns, o prefeito de Tauá, Odilon Aguiar, ressalta que há condições para o Município receber o equipamento. "A ideia do Governo do Estado em interiorizar o atendimento em saúde é excelente e Tauá tem toda a infraestrutura e acessibilidade para receber esse investimento", justifica. Cita que Tauá possui laboratórios, instituições, bom comércio, boa rede hoteleira e até usina solar.

Estrutura

O Governo do Estado investirá R$ 96 milhões na construção do complexo hospitalar. Contará com 294 leitos, 74 enfermarias, 51 delas de emergência, 20 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para adultos e 15 de cuidados semi-intensivos. O equipamento terá as mesmas características do inaugurado na sexta-feira passada no Cariri. Atenderá os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A reportagem tentou contato com o Governo do Estado, mas até o encerramento desta edição as ligações não foram atendidas. As cidades concorrentes não podem votar, mas estão levando suas torcidas.

Investimento

R$ 96

Milhões é o valor da obra do hospital regional a ser reconstruído pelo Governo do Estado. As cidades que concorrem para ganhar o empreendimento não participam da votação.

MAIS INFORMAÇÕES 

Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa)
Av. Almirante Barroso, 600 - Fortaleza
(85) 3101 .5123/ http://www.sesa.ce.gov.br


Alex Pimentel/ Silvania Claudino
Colaboradores

Nenhum comentário:

Postar um comentário