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Quem diz o quê a quem no Twitter

1. Um objetivo de longa data em pesquisa de comunicação de mídia é encapsulado pelo que é conhecido como a máxima de Lasswell: "quem diz o quê, a quem, em que canal, com que efeito", em homenagem a um dos pioneiros do campo, Harold Lasswell. Embora a atenção do público tenha se fragmentado num maior conjunto de produtores de conteúdo que nos modelos clássicos de comunicação de massa, a atenção continua a ser altamente concentrada, onde cerca de 0,05% da população responde por quase metade de toda a atenção.

2. Quase a metade da informação que se origina a partir da mídia passa para as massas indiretamente através de uma camada intermediária difusa de líderes de opinião, que apesar de classificados como usuários comuns, são mais conectados e mais expostos à mídia do que os seus seguidores. Diferentes tipos de conteúdo exibem tempo de vida muito diferentes.

3. Em particular, informações/links originados pela mídia estão sempre entre os de curta duração, enquanto aqueles originados por blogueiros tendem a estar entre os de longa duração. Isso porque as notícias tendem a ser substituídas por atualizações frequentes, enquanto os tipos de informações/links que são postados pelos blogueiros são de interesse mais persistente. As informações/links mais longevas são dominadas por vídeos e música, que estão continuamente sendo redescobertos pelos usuários do Twitter e parecem persistir indefinidamente.



Trecho de "Who Says What to Whom on Twitter" (Quem diz o quê a quem no Twitter), da Yahoo! Research, capitaneada por Duncan J. Watts (da teoria do marketing de grande semeadura). O estudo completo encontra-se em http://research.yahoo.com/files/twitter-flow.pdf.

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