Software para as pequenas empresas

Negócios de pequeno porte podem contar com soluções de baixo custo ou mesmo gratuitas para melhorar sua gestão

Os investimentos em tecnologia da informação por parte das empresas brasileiras dobraram nos últimos 14 anos e hoje representam 6,7% de suas receitas. A novidade é que os pequenos negócios também estão atentos aos benefícios da tecnologia e investem cada vez mais em soluções de hardware e software. Prova disso é que a maior fabricante de software do mundo, a Microsoft, tem 33% de seu faturamento no Brasil na conta das pequenas e médias empresas.

Segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), divulgada no mês passado, a Microsoft continua dominando as estações de trabalho nas empresas, com o sistema operacional Windows, o navegador Internet Explorer e pacote de programas de escritório Office presentes em 91% dos computadores.

Entre os computadores que funcionam como servidores corporativos, o Windows está presente em 67% das máquinas, contra 20% das que utilizam o sistema de código aberto Linux. Já no mercado de programas do tipo ERP (Enterprise Resource Planning) - software de gestão empresarial,- a liderança é da Totvs, com uma fatia de 54%, contra 8% da SAP e da Oracle.

Os softwares de ERP e de CRM (Customer Relationship Management, Gestão de Relacionamento com o Cliente) são ferramentas que as pequenas empresas começam a adotar. Segundo a gerente comercial da Microsoft para Pequenas e Médias Empresas, Ana Cláudia Plihal, o conceito de CRM - comum às grandes corporações -, já não é uma sigla desconhecida entre os pequenos. "O pequeno empreendedor é muito cauteloso na implementação das soluções de tecnologia. O perfil é de um empreendedor que tem um negócio com uma média de sete anos de idade e está em busca da otimização de seus processos", diz Ana Cláudia Plihal.

Aplicativos nas nuvens

Segundo a executiva da Microsoft, o universo de pequenos negócios no qual a companhia foca é formado por 2,3 milhões de empresas. Destas, um milhão utiliza menos de cinco computadores. No caso da categoria dos empreendedores individuais - que têm no máximo um funcionário e, consequentemente, poucas máquinas -, a executiva da Microsoft afirma que a melhor oferta para esse perfil de usuário são os "serviços na nuvem" - um outro conceito para o qual as pequenas empresas devem estar atentas.

A chamada "computação em nuvem" consiste na utilização de serviços online - como aplicativos e armazenamento de arquivos - baseados na internet e, assim, acessíveis de qualquer lugar. Isso, segundo Ana Cláudia Plihal, atende à necessidade de mobilidade, que é uma característica do empreendedor individual. Pensando nesse público, a Microsoft oferece serviços como o Microsoft Dynamics CRM Online (que custa US$ 34 mensais por usuário) e o BPOS (formado pelo Exchange Online, SharePoint Online, Office Communications Online e Live Meeting, a partir de US$ 2 mensais por usuário).

Há também alguns serviços gratuitos, como SkyDrive - para armazenar documentos e compartilhar arquivos na internet - e o site www.gratisemelhor.com.br - com soluções para facilitar o trabalho de escritório da pequena empresa.

Também focada nos pequenos negócios e na tendência das aplicações hospedadas na internet, a empresa Visie desenvolveu o "Fluxo de Caixa nas Nuvens". O produto, voltado para pequenas e médias empresas, disponibiliza as informações sobre a movimentação financeira do negócio em servidores online, que permitem acesso de qualquer lugar. Para garantir mais mobilidade, o acesso ao sistema também pode ser feito através de celulares e iPads. Segundo a Visie, pelo fato de estar hospedado "na nuvem", o sistema elimina custos, pois dispensa a necessidade de ter uma máquina disponível para manter o servidor no ar - evitando gastos com infraestrutura e eliminando a preocupação com os backups (cópias de segurança).

Outra solução que aposta na nuvem é o eGestor (www.egestor.com.br), um sistema de gestão empresarial com recursos como controle de estoque, controle financeiro e emissão de nota fiscal eletrônica.

Há ainda à disposição dos gestores de pequenos negócios as opções de software livre - onde as soluções, geralmente gratuitas, podem ser adaptadas de acordo com as necessidades da empresa. Defensor do uso do software livre, o consultor Lucas Filho indica softwares como o LibreOffice (suíte de programas de escritório) e o Kontact (gerenciador de informações pessoais, com suporte a calendários, contatos, lembretes, notícias, e-mail, etc).

Soluções gratuitas

Portal Grátis é Melhor (www.gratisemelhor.com.br): Oferece modelos de documentos e planilhas financeiras para facilitar a gestão dos negócios.

Escritório Aberto: Modelos de documentos e planilhas para a pacote gratuito LibreOffice (www.libreoffice.org.br/escritorio_aberto).

Acompanhei: Programa de controle financeiro para o empreendedor individual desenvolvido pelo Sebrae-DF (acompanhei.notlong.com).

E-Gestor: Uma solução completa para pequenos negócios, com fluxo de caixa, controle de estoque, geração de faturas, etc. Disponível em www.egestor.com.br.

SkyDrive: Solução da Microsoft para armazenamento de documentos e compartilhamento de arquivos na web (www.windowslive.co.uk/skydrive)

Nenhum comentário:

Postar um comentário