Celurares, smartphones e tablets viram meio de interação como cliente

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O Aplicativo que serve de cardápio digital interativo em um restaurante de Fortaleza pode ser acessado em vários tipos de dispositivos móveis, entre celulares, smartphones e tablets
"O simples ato de ´ligar´ para alguém será uma dentre as muitas coisas que os novos celulares irão proporcionar. É a internet móvel chegando para ficar´´. A frase, dita pelo webdesigner Adriano Macedo há 11 anos, em entrevista à coluna Na Rede - publicada no Diário do Nordeste de 17 de julho de 2000 -, já dava uma ideia do novo papel que os celulares representam hoje no dia a dia dos usuários.

Naquela época, Macedo divulgava o desenvolvimento de "microsites" no formato WAP, que poderiam ser acessados através do celular e dos antigos PDAs e palmtops. Hoje, a internet móvel ganhou a banda larga 3G e os smartphones e tablets fazem companhia aos celulares nas aplicações que vão além de uma simples ligação telefônica. Em restaurantes de Fortaleza, por exemplo, o aparelho já pode ser usado para acessar um cardápio digital e escolher o prato. Se preferir tomar um vinho, o usuário também receberá do aparelho as opções que melhor harmonizam com o prato escolhido.

A solução para os restaurantes - que pode ser acessada pelos aparelhos através de uma espécie de código de barras (QR Code) presente nos cardápios impressos - é uma das aplicações para celular que Adriano Macedo, com sua empresa Digital Design, desenvolve nos dias de hoje. O trabalho é feito em parceria com Felipe Calvet, diretor de negócios da empresa de sistemas para web Navegantes. Os dois resolveram explorar a disseminação dos celulares e da internet móvel criando soluções para que as empresas aproveitem, em seu modelo de negócio, o potencial desses dispositivos nas mãos de seus clientes e consumidores.

Seguindo esse princípio, Macedo e Calvet criaram também uma solução que tira proveito do GPS incorporado aos smartphones e do serviço online Google Maps para oferecer aos clientes de uma construtora um mapa interativo para chegarem até um empreendimento, partindo de onde quer que estejam. Outro aplicativo permite ao empresário realizar pesquisa de satisfação com seus clientes através do celular. A solução, além de tornar mais atraente o processo para o consumidor, garante economia de tempo na captura dos dados. Como tudo já fica digitalizado, a empresa não precisa ter trabalho de digitar informações escritas em papel.

Para Adriano Macedo, o empresariado local já está consciente do papel que os smartphones e a mobilidade podem representar para os seus negócios. "O acesso móvel em Fortaleza é meio traumático por conta do (serviço) 3G. Mas o empresário local está instalando por conta própria suas redes WiFi para oferecer acesso em seus estabelecimentos", diz o webdesigner. Continua>>>

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