Passada a novidade das telas finas de plasma, LCD e LED, o mercado de televisores agora entra na onda das "smart TVs"
Depois de ir para o celular e emprestar ao aparelho funções que vão além da simples ligação telefônica, a internet agora está chegando aos televisores para fazer o mesmo. As TVs com conexão à internet - que começam a ser chamadas de "smart TVs", dentro do conceito semelhante ao dos "smartphones" - são novidade nas lojas de eletrônicos e vieram para ficar. Daqui a quatro anos, o número de aparelhos de TV conectados à web deve superar o número de pessoas no mundo, segundo prevê o pesquisador Brian David Johnson, da Intel. A previsão é de que, em 2015, haverá cerca de 15 bilhões de televisores plugados na rede mundial (que não é mais só de computadores).
O conexão à internet poderá ser feita via cabo de rede ou sem fio (WiFi) - neste caso, por meio de um adaptador plugado numa porta USB do televisor. Apesar dos preços cerca de 20% acima dos valores cobrados por um aparelho de TV convencional, as TVs conectadas têm atrativos de sobra para os telespectadores acabarem também se tornando internautas. Com os novos aparelhos é possível ao usuário navegar em redes sociais - como Facebook, Orkut e Twitter - e até bater papo com os amigos, para ter a companhia de alguém distante enquanto assiste aos programas favoritos.
Também estão à disposição dos usuários vários serviços de filmes e séries de TV oferecidos por locadoras online. No Brasil, esses recursos já não são novidade - com os serviços Assista Já, Saraiva Digital e NetMovies. Mas, agora em junho, o mercado nacional deve ganhar mais um nome de peso. A norte-americana Netflix - na qual a brasileira NetMovies se inspirou - está desembarcando no Brasil, com seu serviço de filmes "on-demand" (o usuário assiste na hora que preferir, sem necessidade de download). O anúncio da chegada da Netflix foi feito juntamente com a divulgação da nova linha de TVs que a coreana LG também traz para o Brasil neste mês. Os novos televisores já trazem de forma integrada o aplicativo da Netflix - que conta com um acervo de títulos dos grandes estúdios de Hollywood bem maior do que as locadoras virtuais nacionais.
Assim, o usuário não precisa mais adquirir o aparelho set-top-box (parecidos com os decodificadores de TV por assinatura) que também possibilita a integração de serviços desse tipo ao televisor. A linha "Cinema 3D" da LG oferece ainda acesso a portais de conteúdo brasileiros e vídeo sob demanda dos serviços Saraiva Digital, Terra TV Video Store e NetMovies.
Vídeos 3D
A família de smart TV da fabricante coreana terá quatro modelos no mercado brasileiro a partir do final deste mês. Os aparelhos, com telas de 32, 42, 47 e 55 polegadas. A empresa divulgou que o modelo de 42 polegadas será vendido por R$ 4.199 e o de 47 polegadas custará R$ 5.299. Contando ainda com recurso de visualização de imagens em 3D, os aparelhos vêm acompanhados de quatro pares de óculos especiais para essa tecnologia.
Além da LG, outros fabricantes já incluíram as smart TVs em seu portfólio de produtos no Brasil. A Samsung, por exemplo, lançou em abril sua linha com 25 modelos de TV LED que têm entre 32 e 64 polegadas e custam até R$ 14 mil. Os usuários desses televisores tem à sua disposição uma loja online de aplicativos, a Samsung Apps, onde podem baixar programas que - de forma semelhante ao que já acontece com os smartphones - ampliam as funcionalidades do aparelho. A loja de aplicativos da Samsung já oferece cerca de 50 aplicativos, como Skype, Google Talk, Facebook, Youtube e Windows Live Messenger. A lista deve aumentar.
O Bradesco é uma das empresas que também pretendem aproveitar essa interface para levar seus serviços à tela da TV de seus clientes. O banco anunciou o lançamento de um aplicativo na Samsung Apps. Assim, enquanto assiste à novela ou ao jogo de futebol, o usuário pode checar seu saldo bancário e pagar contas sem sair do sofá.
Depois de ir para o celular e emprestar ao aparelho funções que vão além da simples ligação telefônica, a internet agora está chegando aos televisores para fazer o mesmo. As TVs com conexão à internet - que começam a ser chamadas de "smart TVs", dentro do conceito semelhante ao dos "smartphones" - são novidade nas lojas de eletrônicos e vieram para ficar. Daqui a quatro anos, o número de aparelhos de TV conectados à web deve superar o número de pessoas no mundo, segundo prevê o pesquisador Brian David Johnson, da Intel. A previsão é de que, em 2015, haverá cerca de 15 bilhões de televisores plugados na rede mundial (que não é mais só de computadores).
O conexão à internet poderá ser feita via cabo de rede ou sem fio (WiFi) - neste caso, por meio de um adaptador plugado numa porta USB do televisor. Apesar dos preços cerca de 20% acima dos valores cobrados por um aparelho de TV convencional, as TVs conectadas têm atrativos de sobra para os telespectadores acabarem também se tornando internautas. Com os novos aparelhos é possível ao usuário navegar em redes sociais - como Facebook, Orkut e Twitter - e até bater papo com os amigos, para ter a companhia de alguém distante enquanto assiste aos programas favoritos.
Também estão à disposição dos usuários vários serviços de filmes e séries de TV oferecidos por locadoras online. No Brasil, esses recursos já não são novidade - com os serviços Assista Já, Saraiva Digital e NetMovies. Mas, agora em junho, o mercado nacional deve ganhar mais um nome de peso. A norte-americana Netflix - na qual a brasileira NetMovies se inspirou - está desembarcando no Brasil, com seu serviço de filmes "on-demand" (o usuário assiste na hora que preferir, sem necessidade de download). O anúncio da chegada da Netflix foi feito juntamente com a divulgação da nova linha de TVs que a coreana LG também traz para o Brasil neste mês. Os novos televisores já trazem de forma integrada o aplicativo da Netflix - que conta com um acervo de títulos dos grandes estúdios de Hollywood bem maior do que as locadoras virtuais nacionais.
Assim, o usuário não precisa mais adquirir o aparelho set-top-box (parecidos com os decodificadores de TV por assinatura) que também possibilita a integração de serviços desse tipo ao televisor. A linha "Cinema 3D" da LG oferece ainda acesso a portais de conteúdo brasileiros e vídeo sob demanda dos serviços Saraiva Digital, Terra TV Video Store e NetMovies.
Vídeos 3D
A família de smart TV da fabricante coreana terá quatro modelos no mercado brasileiro a partir do final deste mês. Os aparelhos, com telas de 32, 42, 47 e 55 polegadas. A empresa divulgou que o modelo de 42 polegadas será vendido por R$ 4.199 e o de 47 polegadas custará R$ 5.299. Contando ainda com recurso de visualização de imagens em 3D, os aparelhos vêm acompanhados de quatro pares de óculos especiais para essa tecnologia.
Além da LG, outros fabricantes já incluíram as smart TVs em seu portfólio de produtos no Brasil. A Samsung, por exemplo, lançou em abril sua linha com 25 modelos de TV LED que têm entre 32 e 64 polegadas e custam até R$ 14 mil. Os usuários desses televisores tem à sua disposição uma loja online de aplicativos, a Samsung Apps, onde podem baixar programas que - de forma semelhante ao que já acontece com os smartphones - ampliam as funcionalidades do aparelho. A loja de aplicativos da Samsung já oferece cerca de 50 aplicativos, como Skype, Google Talk, Facebook, Youtube e Windows Live Messenger. A lista deve aumentar.
O Bradesco é uma das empresas que também pretendem aproveitar essa interface para levar seus serviços à tela da TV de seus clientes. O banco anunciou o lançamento de um aplicativo na Samsung Apps. Assim, enquanto assiste à novela ou ao jogo de futebol, o usuário pode checar seu saldo bancário e pagar contas sem sair do sofá.
do Tecnoguia
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