Mais 1

[...] Lula receberá World Food Prize

Image
Lula
Enquanto no Brasil, articulistas e colunistas da mídia local fazem de tudo para desacreditar o ex-presidente Lula, lá fora ele é reconhecido. Exemplo disso é o prêmio internacional que receberá em 13 de outubro por ter dado prioridade ao combate à fome e a miséria ao longo de seus governos. O World Food Prize 2011 lhe será conferido no Estado norte- americano de Iowa.

A homenagem é dada a líderes mundiais que atuam no combate à fome. A escolha do ex-chefe de governo brasileiro foi anunciada nesta 3ª feira, em Washington (EUA). Ele dividirá o prêmio de US$ 250 mil (cerca de R$ 425 mil) com John Agyekum Kufor, ex-presidente de Gana.

Os organizadores divulgaram que, este ano, a decisão sobre o prêmio deve-se à importância dos programas sociais lançados pelo ex-presidente Lula, como o Fome Zero, o Bolsa Família e o Mais Alimentos.

Com a homenagem de 2011, o ex-presidente Lula passa a ser o 3º brasileiro homenageado pelo World Food Prize. Em 2006, o pesquisador aposentado da Embrapa Edson Lobato e o ex-ministro da Agricultura Alysson Paulinelli receberam o prêmio por terem contribuído para transformar o Cerrado em uma região fértil para a agricultura.

Prestígio crescente

Apesar das críticas da mídia local, é bom registrar que a liderança e o prestígio do ex-presidente Lula segue crescendo em todo o mundo, mesmo fora da presidência da República. Aliás, boa parte dessa visibilidade é lastreada no prestígio do próprio país, que tem aumentado no exterior. Por aqui, contudo, a mídia usa dois pesos e duas medidas para com seus ex-presidentes. Basta ver como se refere a Lula, em contraste ao tratamento dado a FHC.

Um comentário:

  1. Ninguém pode dizer que "nunca antes na história deste país" este prêmio foi concedido a um brasileiro. Lula é o terceiro.

    Mas isto não vem ao caso. Se hoje a situação social de milhares de brasileiros melhorou, como a própria Dilma Rousseff reconheceu em carta a Fernando Henrique Cardoso, se deve ao Plano Real que estabilizou a economia a partir de 1994.

    A participação pessoal de Luiz Inácio Lula da Silva no combate a fome tem sido mais retórica e demagógica do que real. Milhares de brasileiros ainda continuam na miséria tendo que revirar os lixões em busca de seu alimento diário.

    O que incomoda mais é a situação da saúde pública. Pacientes internados nos corredores dos hospitais. Pessoas aguardando dias e dias por uma vaga numa da poucas UTI's disponíveis.

    Vidas preciosas sendo perdidas por falta de assistência médica adequada.

    Além do mais a baixa qualidade da educação ameaça o progresso futuro do Brasil que a cada dia mais precisa de mão de obra especializada.

    Lula e seus petistas têm sido um engodo.

    Ou o Brasil acaba com o PT ou o PT acaba com o Brasil!

    ResponderExcluir