Educação: 44% dos alunos não lêem corretamente

Foi divulgado hoje o resultado do teste realizado no primeiro semestre para aferir a qualidade da alfabetização de crianças no Brasil.

Ao concluir o 3° ano do ensino fundamental, 43,9% dos alunos não têm o aprendizado de leitura exigido para essa etapa.

Significa que, ao final da primeira fase da vida escolar, mais de 40% dos alunos não conseguem, por exemplo, identificar o tema central de uma narrative simples.

Avaliou-se também o nível de aprendizado de matemática. O resultado foi pior: apenas 42,8% dos alunos atingiram o patamar de aprendizado tido como adequado.

A maioria, 57,2%, não se mostrou capaz de resolver problemas envolvendo notas e moedas. Tampouco exibiu domínio satisfatório em operações de soma e subtração.

O teste chama-se "Prova ABC" (Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização). 

Foi aplicado em 6 mil alunos de escolas municipais, estaduais e privadas das capitais.

Deve-se a iniciativa a uma parceria do movimento "Todos Pela Educação" o Instituto Paulo Montenegro, a Fundação Cesgranrio e o Inep (MEC).

Aqui e aqui, você encontra um detalhamento dos dados que expõem as deficiências do ensino fundamental brasileiro. 



4 comentários:

  1. Preste a atenção, esta é a média incluindo o ensino público e o particular. O ensino público apresenta níveis de dar vergonha.

    Depois de quatro anos de governo lulo petista a educação no Brasil, a saúde pública, a seguridade social, o transporte público, tudo piorou a olhos vistos.

    O governo nada fez e nada faz. Os investimentos na área social são bem inferiores ao aumento na arrecadação pública.

    Cai a máscara do governo petista.

    A única coisa que o governo do PT fez foi o Bolsa Familia, um programa paternalista e demagógico eleitoreiro.

    Chega de enganação. É hora de termos um governo de trabalhe para o bem do povo, e que não use o povo para o bem dos governantes.

    ResponderExcluir
  2. Três quartos das crianças do 3º ano do ensino fundamental das escolas particulares sabem o mínimo esperado de matemática, como as operações de somar e subtrair. Já nas escolas públicas, somente uma a cada três conhece o básico do conteúdo desta disciplina nesta série (que tem em sua maioria alunos com oito anos de idade).

    O que adianta dizer que a economia do Brasil vai bem se isto não se traduz em benefícios para a população? Vamos deixar de hipocrisia e denunciar este governo que nada fez pelo povo.

    ResponderExcluir
  3. Nossa educação realmente está ruim. Mas, felizmente vem melhorando desde que o PT chegou ao poder.

    ResponderExcluir
  4. Potyra
    Você não tem lido os relatórios do MEC e outros organismos internacionais que desmentem sua afirmação. Dizer que a educação no Brasil vem melhorando dede que o PT chegou ao poder e uma grande inverdade baseada em achismos e não em fatos.

    ResponderExcluir