Greve dos policiais militares do Ceará

Caro Briguilino,

Você é um blogueiro sério, leia com atenção este relato:

Todo o movimento dos policiais foi ardilosamente arquitetato por adversários do Gov. Cid Gomes, oportunisticamente "respaldados" por justas reinvidicações de uma categoria das mais desprestigiadas.

É fato que os policiais militares há tempos não estão na agenda prioritária dos governos e a segurança pública é das áreas mais deficientes da administração pública no Brasil. Pórém, é preciso ter em mente outros interesses e "descontentamentos" presentes neste movimento.

O Capitão Vagner, suplente de Deputado Estadual do PR e líder do motim é um exímio interlocutor do Ex-governador Lúcio Alcântara (PR) que não é um adversário do governador, mas sim um inimigo fidagal. Lúcio Alcântara mantém contato e relações com vários chefes da polícia militar que eram tratados a pão de ló no Estado, graças ao fato de seu filho, o Ex-Deputado Federal Léo Alcântara, ser dono de empresas de segurança e oferecer diversos favores às corporações, tais como a contratação de policiais militares para a segurança privada como forma de "complementar" sua renda. O que não se sabe é que muitos homens eram "liberados" para as empresas de segurança ganhando seu salários de servidores públicos sem trabalhar.

Nassif, isso dá uma excelente pauta. Não peço que acredite nestas linhas, investigue e se certifique de tudo o que digo.

Chamei o Capitão Vagner de líder do motim porque é assim que se pode definir este conjunto de ações: carros da polícia com pneus furados, militares enquartelados, invasão de prédios públicos por parte de PM's e Bombeiros, uso de crianças e mulheres como escudo, recusa a entregar viaturas e armamentos.

Ao assumir o governo em 2007 Cid enfrentou a corrupção na polícia militar, descontentando à centenas de policiais e oficiais, além é claro de Lúcio Alcântara.

Derrotado em 2006 e 2010, com seus esquemas na polícia minados, Lúcio Alcântara(PR) viu sua ira ressurgir com força no episódio da denúncia que o Governador Cid Gomes fez contra o ministro dos transportes Alfredo Nascimento, de seu partido PR. A gênese da denúncia era a ineficiência e a corrupção reinante no DNIT/CE, cujo superintende Guedes Neto era afiliado de Lúcio. Ineficiência e corrupção para a qual o ministro Alfredo Nascimento virava as costas, dava de ombros.

Agora, o grupo de Lúcio após financiar a longuíssima greve dos professores, conspira contra o governo insuflando os policiais militares e bombeiros que paralisaram suas atividades e transformaram alguns bairros da periferia de Fortaleza em verdadeiras praças de guerra, onde gangues rivais se degladiam. Vários bandidos já foram mortos em lixamentos, o comércio esta fechado em grande parte da cidade, diversas categorias estão deliberando pela paralisação de atividades devido ao clima de medo e insegurança. Não se tratam de boatos. A imprensa local está fartamente documentada com fotos, vídeos e testemunhos. Na verdade os boatos não dão conta do que de fato está acontecendo longe da internet e onde sequer se tem acesso à ela. Irresponsavelmente, os interesses menores estão gerando graves prejuízos à sociedade cearense.

Os policiais e bombeiros que chefiam o motim desejam anistia por seus atos, a pauta salarial há muito já foi para o segundo plano. Obviamente, não terão anistia porque agem como foras da lei e o impasse continua.

Só nos resta pedir uma salva de palmas para aqueles que montaram e estão a se deliciar com tal teatro de horrores.


recebido por e-mail

Um comentário:

  1. Quem conhece um pouco da política cearense sabe que o relato acima é verdade.

    ResponderExcluir