Discurso histórico e alerta de Dilma Rousseff nos 32 anos do PT

No encerramento da reunião do diretório nacional do PT, na noite de ontem, em Brasília, no histórico discurso com que saudou os 32 anos do partido, a presidenta da República, Dilma Rousseff, de uma forma muito precisa e oportuna, abordou temas de extrema importância da nossa atualidade.


A presidenta não poderia ter sido mais feliz na forma com que colocou em debate - e a necessidade de implementá-lo - temas, como a emergência de uma nova classe trabalhadora (a ascensão de milhões à chamada Classe C); a necessidade de o país implementar, também, mudanças sociais e culturais e não apenas econômicas; e a premência de o PT deflagrar um debate público sobre o futuro do Brasil país e sobre o papel do próprio partido.

Foi um discurso histórico, repito, que terá desdobramentos substanciais no futuro próximo, à medida que desencadear uma ampla discussão sobre estes tópicos centrais por ela abordados, o que, acontecerá à medida que o PT, enquanto partido, compreenda o conteúdo e os desafios que lhe são colocados daqui para a frente, expostos no pronunciamento presidencial.

A Educação no centro da nova conjuntura posta ao partido

"Devemos ter consciência e ter sempre em mente que uma verdadeira mudança social não deve se resumir à passagem das pessoas da classe D ou E para C. Não é questão de letras.A transformação tem que se traduzir em um movimento mais profundo de caráter cultural e social", destacou a chefe do governo.

"Nós, de fato, temos no nosso partido um compromisso fundamental e estratégico com a Educação - a Educação como forma de garantir oportunidades iguais a todos", acentuou a presidenta. Indicou, assim, o ponto principal do roteiro que o PT já tem como item fundamental da agenda nacional, e que precisa continuar a conferir-lhe prioridade, implementar cada vez mais as ações nesse campo.

Vejam, a presidenta deu ao partido duas tarefas: discutir a questão do crescimento da classe trabalhadora brasileira, a verdadeira base social e histórica do PT, sua razão de viver; e a necessidade de pensar e repensar rotas e rumos para que as mudanças não sejam apenas nos hábitos de consumo ou acesso necessário e bem vindo a estes mas, também, o acesso à educação, a cultura, à cidadania politica e social, enfim.

por Zé Dirceu


7 comentários:

  1. Histórica será a condenação de José Dirceu pelos crimes cometidos contra o povo brasileiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde que seja garantido o direito de ampla defesa e a presunção de inocência a José Dirceu e a qualquer cidadão acusado de um ato delituoso que ele pague pelos seus atos quando condenado. Por mim não haveria atenuantes, nem diminuição de pena por bom comportamento. Foi condenado que cumpra a sentença.

      Excluir
    2. José Dieceu já utilizou o seu direito de ampla defesa

      Excluir
    3. Dirceu e todos os demais acusados no mesmo processo são inocentes até que o judiciário afirme o contrário. O julgamento ainda não aconteceu, vamos ter de aguardar o veredicto.

      Excluir
    4. Adolf Hitler e Mussolini nunca foram julgados. Então são inocentes? Mesmo com o peso de todas as provas existentes?

      Houve uma CPI onde José Dirceu foi julgado, teve oportunidade de apresentar sua defesa, foi cassado pelo juri de seus pares.

      O Procurador Geral da Republica ofereceu denuncia ao Supremo Tribunal Federal. José Dirceu e todos os demais apresentaram suas defesas. Foram indiciados por unanimidade pelo STF.

      Portanto tiveram amplo direito a defesa. Silvinho do PT se confessou culpado e fez acordo com o Ministério Público para cumprir pena alternativa.

      Decurso de prazo não significa inocência.

      De novo, o fato de Adolf Hitler, Mussolini, e outros criminosos não terem tido julgamento não significa que sejam inocentes.

      Excluir
    5. Para você todo acusado pelo pig é culpado...mesmo que prove o contrário. Ah, lembra do Ibsen Pinheiro que tua rivistinha acusou de ter recebido hum milhão [ ficou provado que tinha sido 1000 reais na conta dele e legal]ele foi cassado e aí?...

      Você Laguardia além de Liberal de Araque também é Democrata de Araque.

      Excluir
    6. Não é acusado pelo PIG.

      1. Acusados pela CPMI, apresentaram suas amplas defesas e foram considerados culpados por seus pares e indiciados. O processo foi enviado ao Procurador Geral da União.

      2. Com base nas provas colhidas pela CPMI e pela Policia Federal, o procurador Geral da União pediu o indiciamento dos acusados.

      3. Com base na argumentação e nas provas apresentadas pelo Procurador Geral da União, provas estas recolhidas pela Policia Federal, e após ampla defesa, os acusados foram indiciados por unanimidade pelo STF.

      4. O STF abriu nova oportunidade para apresentação de defesa ampla e oitiva de testemunhas.

      Quanto ao caso de Ibsen Pinheiro:

      Ao confessar seu erro no passado, Luís Costa Pinto, ou Lula – pedir a uma fonte que confirmasse uma informação errada para sustentar uma reportagem de sua autoria –, Lula massacrou a verdade e cometeu novos erros, gravíssimos: 1) adulterou a História ao excluir Ibsen Pinheiro da lista dos denunciado por José Carlos Alves dos Santos no chamado escândalo do Orçamento; 2) adulterou a História ao situar a descoberta da movimentação financeira milionária de Ibsen Pinheiro a apenas dois meses depois de iniciadas as investigações da CPI; 3) adulterou a História ao afirmar que a CPI corrigiu a movimentação de 1 milhão de dólares para 1 mil dólares nas contas de Ibsen Pinheiro.

      Como sempre Blatcher em lugar de se informar continua repetindo as bavoseiras do PT como um papagaio mal amestrado.

      Excluir