PT, NA CIDADE DE SP, TEM TETO DE UNS 30%!

Abaixo mais uma análise feita pelo guru eleitoral democano Cesar Maia [ aquele que previu a vitória de Zéjaera em 2010 no 1º turno]. Vamos aguardar e conferir:
           
1. O PT, na cidade de SP, tem tido um teto de uns 30% dos votos no primeiro turno. Erundina venceu com uns 30%. Não havia segundo turno. Venceu Maluf. Marta -depois de uns 30% no primeiro turno- venceu o segundo turno contra Maluf, atraindo o apoio do PSDB. Se o adversário fosse outro, provavelmente perderia, como ocorreu contra Kassab, a quem derrotou no primeiro turno, obtendo os mesmos 30%.
                
2. Há vários exemplos desses espalhados pela América Latina. Allende, um deles, que nunca conseguia atravessar a barreira de um pouco mais de 30%. O segundo turno era decidido pelo Congresso, que, no caso, acompanhou a tradição de referendar o vencedor do primeiro turno.  A FMLN, ex-guerrilha em El Salvador, enfrentava o mesmo teto, eleição a eleição. Resolveu lançar um nome independente, conhecido âncora de entrevistas na TV. Com isso, rompeu aquele teto e venceu.
                
3. O PT, na eleição de prefeito na cidade de SP, em 2012, caminha para o mesmo teto. Não se trata de projeções, mas do fato que o candidato do PT, com o lançamento compulsório por Lula, passou a ter a marca do PT e aquele teto. Isso pode até levá-lo para o segundo turno, mas a derrota será inevitável se não lhe cair no colo uma nova versão de Maluf.
                
4. Sendo assim, a disputa pela prefeitura de SP -observadas as tendências do eleitorado- estará entre os candidatos que circulam pelo Centro, como os do PMDB e do PSDB, que terão como desafio passar para o segundo turno.
                
5. Lembre-se bem o que dizem os estudiosos de eleições nas últimas décadas. Eleição é demanda.
Agradeço aos leitores que compartilharem minhas postagens, seja no Google + 1, no Twitter, Facebook ou qualquer outra rede social. Obrigado!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário