A FORMAÇÃO NA ÁREA PEDAGÓGICA.

A Pedagogia é uma ciência produtora de revitalização no seu processo formativo, que vai se construindo a partir de sua atuação que, como nos diz Marques (2003, p.59):  

A pedagogia não é ciência de um sistema estabelecido de formação, nem ciência prévia ao processo formativo, mas é ciência que se faz ao fazer-se a formação e como diretriz, sempre provisória, inserida vitalmente nas vicissitudes da formação/atuação do coletivo dos educadores, processo que não se dá efetivamente senão à medida que, sendo modelado pela ciência da educação, a modela  em reciprocidade.

A formação é um processo de aperfeiçoamento amplo e contínuo. Assim, reflete sobre o educando para lhe proporcionar uma educação que possa suprir suas expectativas e lhe revitalizar, abrindo novas perspectivas para sua prática acadêmica e, futuramente, profissional.  Esse é o norteador da Pedagogia, pois é na formação dos egressos e dos acadêmicos do curso que se inserem todos os objetivos e expectativas que tem por princípio gerar a reflexão crítica sobre a profissão docente na jornada acadêmica deste educando.O egresso do curso de Pedagogia tem por anseio uma formação plural e multi-diversa que lhe conceda, não somente a fundamentação teórica, mas que lhe conduza a uma reflexão sobre a educação e a prática pedagógica. E que essa formação o coloque no contexto educativo, não somente como um observador, mas como alguém que estará apto, com a formação alcançada, para intervir no ambiente escolar, como promotor de novas perspectivas pedagógicas para educar as crianças, jovens e adultos.   A formação proporcionada por um curso de Pedagogia tem a responsabilidade de produzir em seus egressos uma capacidade de pensar sobre a educação
A formação docente desenvolvida na atualidade precisa que seja feito uma reavaliação, formar um docente hoje, necessita que seja contemplado novos métodos e teorias pedagógicas que venha estar situada com a educação do futuro; que possui características peculiares que são divergentes das que norteou o sistema social anteriormente, com isto é preciso repensar os métodos aplicados para formar o docente, pois a sociedade convive na atualidade com a conjunção das incompreensões como nos diz Morin (2000, p.99).

A conjunção das incompreensões, a intelectual e a humana, a individual e a coletiva, constitui obstáculos maiores para a melhoria das relações entre indivíduos, grupos, povos e nações.  

Danilo Sergio Pallar Lemos.

wwwsabereducar.blogspot.com

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