Veja acusa tuitteira de ser rôbo


Ainda de acordo com o mesmo post do Reinaldo Azevedo, eu sou um peão ou um perfil anônimo, já que comecei a usar o twitter justamente no sábado, dia em que estava programado o tuitaço #VejaComMedo e #VejaTemMedo.
Para justificar campanha contra Veja no Twitter, Reinaldo Azevedo acusa tuiteira de ser um robô programado pelo governo para atingir alvos políticos. Blogueiro também censurou comentário da acusada rebatendo denúncia.
  Em "Como Fraudar a Internet", Reinaldo Azevedo afirma que o perfil @lucy_in_sky_ “foi programado para identificar mensagens de outros usuários que contivessem os termos-chave dos tuitaços, replicando-as”. Seria perfeito para explicar mais um protesto contra a revista, se a dona do perfil não fosse uma pacata carioca de 59 anos, estudiosa do comportamento humano, amante dos animais e profissional da saúde. “Foi como tomar um tapa na cara”, conta ela.
Lucy (sua identidade será preservada), soube por amigos, no sábado que seu perfil era acusado de operar um esquema fraudulento para atacar a revista Veja com hashtags como #VejaTemMedo e #VejaBandida. “Trabalho e estudo. Não tenho muito para dar minha opinião, mas acho importante fazê-la. Por isso tantos retuítes”.
O perfil de Lucy tem exatos 3 anos. “Entrei no twitter, a princípio, por curiosidade, mas depois percebi todo o alcance social e político. Procuro participar de vários tuitaços que mostrem minha opinião política. Participei do #ForçaLula e sempre que posso faço campanha contra crueldade com animais”.
A conta de Reinaldo Azevedo é simples, mas não fecha. Ele usa o exemplo da China, que recruta jovens com tempo disponível para lançar mensagens de apoio ao governo na internet. Na cabeça da Veja, o regime chinês é muito parecido com o brasileiro. Nada faria mais sentido se o governo também pagasse militantes para detonar inimigos políticos.
Afinal, quem fica na frente de um computador, num final de semana, sem ser pago? Só para fazer política? “Quando eu vejo algum tweet que expresse minhas opiniões e posições, eu retuíto”. Diante de tantos RTs contra Veja, Reinaldo Azevedo criou uma fantasia: Lucy era um programa criado por petistas com a única intenção de detonar Veja “O que me impressionou na reportagem da Veja foi a história detalhada que eles inventaram, dizendo como é que eu "funcionava" como robô. Teve até infográfico”
Na noite de ontem, Lucy acessou o blog de Reinaldo Azevedo e deixou uma mensagem, afirmando ser dona do perfil acusado de ser robô. Seu comentário foi censurado e Azevedo continua afirmando que Lucy não passa de uma ficção virtual.
Pergunta: Você já deu RT na Mariana Godoy e na Real Morte elogiando a Regina Casé. Não é propriamente um RT anti-Veja, não é?
Claro que não!!!! rs Não sei por que cismaram com isso!
 P: Como reagiu quando viu seu perfil na Veja?
R: Foi muito ruim ver na Veja meu perfil exposto daquela maneira, e ainda mais, "provando" que sou um robô. Foi um tapa na cara. 
 P: Quem é você, o que gosta de fazer?
R: @lucy_in_sky_: Sou profissional da saúde e que tenho 59 anos. Adoro ler, ir ao cinema (recentemente vi "Medianeras", um filme argentino sobre a nossa contemporaneidade virtual). Não tenho filhos, não gosto de futebol. Faço caminhadas no calçadão, sempre que tenho tempo.
 P: Como usa o twitter?
Me interesso muito por tudo o que diga respeito ao nosso mal-estar contemporâneo, que faz, muitas vezes, que só possamos fazer política pela internet. Sou partidária dos direitos humanos e também dos animais, não suporto injustiça contra os mais fracos.
http://tecedora.blogspot.com.br/2012/05/tuiteira-de-59-anos-e-acusada-de-ser.html?spref=tw
---------------
Aqui um trecho do post do Jenio:
 Mas a análise aprofundada desses episódios – e em especial daquele identificado pelo marcador #vejabandida – mostra que dois artifícios fraudulentos foram usados para fingir que houve adesão enorme ao movimento. Um robô, que opera sob o perfil “@Lucy_in_sky_”, foi programado para identificar mensagens de outros usuários que contivessem os termos-chave dos tuitaços, replicando-as em seguida. Além disso, entraram em ação “perfis-peões”, ou seja, perfis anônimos, com pouquíssimos seguidores e muitas vezes criados de véspera, que replicam sem parar mensagens de um único tema (ou melhor, replicam-nas até atingir o limiar de retuítes que os tornaria visíveis aos mecanismos de vigilância de fraudes do Twitter. Essas manobras para ampliar artificialmente a visibilidade de uma manifestação na internet já ganharam nome no marketing e na ciência política: astroturfing, palavra derivada de Astro-Turf, marca americana de grama sintética que tenta se vender como natural. O objetivo é sempre o mesmo: passar a impressão de que existe uma multidão a animar uma causa, quando na verdade é bem menor o número de pessoas na ativa.

6 comentários:

  1. Quem combate a liberdade de imprensa e de expressão, seja de que forma for, não deixa de ser um rôbo lacaio do PT. Uma pessoa que se presta a trabalhar contra a liberdade e a democracia só pode ser desprovida de neurônios.

    Trabalhar contra a liberdade de imprensa e de expressão é trabalhar contra a democracia. É dar um tiro no próprio pé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cadeia já para esta velha coroca que tem o displante de criticar a Veja. Isto é mesmo que blasfemar contra Jeová. O lugar desta bandida é atrás das grades. Prisão perpétua para esta infame.

      E para quem elogia a Veja o reino da terra e do Céu tambem.

      Excluir
    2. Joel

      Não venha com esta baboseira. Você entendeu bem o que quero dizer. Só não tem argumentos. Continua seguindo a linha de atacar a liberdade de imprensa e de expressão.

      Você está dando um tiro no pé. Calar a imprensa seja ela qual for, Veja ou Carta Capital, é dar o direito de amanhã alguém com que não concorde fechar o Blog do Briguilino.

      Sem liberdade de imprensa não há democracia.

      Você faz o jogo dos amantes da ditadura.

      Excluir
  2. Blogueira da Veja acusa uma internauta de ser "rôbo", é desmentido pela mulher e...ainda tem imbecil que defende o mentiroso da revista e acusa também a twitteira. É mau-caratismo d+++++

    ResponderExcluir
  3. Olha o Blatcher aí de novo. Papagaiando as bobagens do PT.

    Blatcher você já aprendeu a ler gráficos?

    Já aprendeu a ler e interpretar textos corretamente?

    Mau caratismo é o seu que escreve sem saber o que está escrevendo.

    Volta para a escola.

    ResponderExcluir