O julgamento do chamado mensalão vem deixando histérica a minoria das minorias


[...] os aficionados pelo debate político.
Mas os brasileiros, em sua maioria, seguem suas vidas, com pouca curiosidade em relação ao julgamento, por mais que venha sendo espetacularizado pela imprensa - e que blogs políticos ajudem a espetacularizar, porque repercutem o julgamento de forma apaixonada.
Mas a histeria atual - e as paixões da velha mídia e dos seus antagonistas no campo político -   sustenta-se, como é próprio do fenômeno da histeria, sobre percepções exacerbadas da realidade.
A começar pelo que levou à pressão pela realização do julgamento agora.
O temor de que alguns crimes prescrevessem e a proximidade das eleições municipais, principalmente, em Sâo Paulo, fez com que a mídia impusesse ao Supremo Tribunal Federal a pauta do mensalão.
Encontrou em Ayres Britto, um aliado serviu, que aceitou paralisar cerca de 900 processos para, não julgar a AP 470 entre outros, mas julgá-la com exclusividade.
Um outro motivo para a pressão foi o medo (fantasmático) que a imprensa sustentava de que a acusação perdesse maioria, com a aposentoria de Peluso e Ayres: era dado como certo que ministros escolhidos por Lula e Dilma votassem a favor dos réus.
Dois erros de avaliação: nem os crimes prescreveriam com mais alguns meses de espera, nem os escolhidos por Dilma e Lula deixaram de votar segundo suas consciências.
Mas a pressão da imprensa para que a AP 470 fosse julgada também veio de uma constatação - a única com alguma base na realidade: o efeito de escandalização vinha perdendo forças, e não se sustentaria até 2014.
Até porque as eleições presidenciais terão entre as concorrentes uma candidata petista que representa o partido justamente na era "pós-mensalão": Dilma foi susbtituta de Dirceu na Casa Civil e não sua continuadora. Leia mais>>>

3 comentários:

  1. André Araújo09 setembro, 2012

    Nao e possivel tanta cegueira, pode nao ter efeitos nas eleiçoes municipais, mas tera efeito institucional na demarcaçao do poder do Ministerio Publico e do Judiciario frente ao Congresso e ao Planalto. E a mesma cegueira que fez quem podia indicar Procurador Geral e Ministro do STF pensar como se estivesse escolhendo um conselheiro da Eletrobras e nao um protagonista de primeiro plano do Poder em Brasilia.

    O poder em sentido macro nunca e pacifico, a luta por espaço e permanente, o Supremo vai mostrar quem manda no Pais, a condeaçao de dois ex-Presidentes do PT, de um ex-Presidente petista da Camara e de um ex-poderoso Chefe da casa Civil e menor principal da trajetoria do PT tera efeitos historicos, fingir ignorar esse atentado e enfiar a cabeça na areia e o maior erro que o PT podera fazer na sua historia.

    A Segunda Guerra Mundial nasceu em 1919 no Tratado de Verslahes. Keynes previu exatamente os vinte anos de intervalo. Um fato historico gesta outro fato historico, nada e gratuito ou neutro em politica, , os elos se ligam em cadeia.

    O resultado previsto do julgamento do mensalao sera o fim do PT, estou dizendo isto aqui para ver se alguem no PT acorda e luta porque parece que estao todos anestesiados aguardando cair a lamina do carrasco.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o AA. Mesmo que tenha ínfimos efeitos agora, a médio e longo prazos haverá. Não só o PT, mas todo o Poder Legislativo, assim como o Executivo, devem ficar atentos ao excesso de poder que o Judiciário (STF) está tendo, no momento em que agride a legislação para deixar claro quem manda, num flagrante desrespeito ao papel exercido por todas as instâncias, sobre o regime de freio e contrapeso que todos os poderes devem exercer sobre os outros.

    Estamos aceitando as arbitrariedades cometidas e já temos suficiente conhecimento histórico de para onde isto pode nos levar.

    A questão aqui não é só de morte ou vida para o PT, mas sim de defesa de nossa frágil democracia, conquistada com muita luta e, infelizmente submetida ao arbítrio de uma corte que se apraz em afrontá-la de tal modo, a ponto de colocar em risco a garantia dos direitos de todos os cidadãos, mesmo que, num primeiro momento, aparentemente tenham acrescentado apenas um P aos já conhecidos 3Ps que sempre estão fora da alçada da Justiça, por serem historicamente menos iguais que outros.

    ResponderExcluir
  3. O PT nestes dez anos de poder, entregou o Brasil a uma quadrilha de maviosos e bandidos que descaradamente roubam do povo brasileiro em beneficio próprio. Há sete anos o povo espera que José Dirceu e sua quadrilha sejam julgados e condenados.

    Não é mais possível conviver com esta situação de pessoas morrendo nos hospitais públicos e nas filas do SUS enquanto a corrupção e aimpunidade andam soltos.

    E o pior é que ainda há os que apoiam esta quadrilha. Não há a menor dúvida que dinheiro publico tem sido sistematicamente desviado para o PT e seus integrantes. É hora de darmos um basta.

    Ou o Brasil acaba com o PT ou o PT acaba com o Brasil.

    ResponderExcluir