7 atitudes que entregam um manipulador

1. Falsos elogios – A habilidade com as palavras é uma competência que o manipulador domina e usa sem dó. "Ele diz na frente de todo mundo para alguém que executou bem uma tarefa: 'Parabéns, você deve ter passado o fim de semana inteiro fazendo isso'. Parece um elogio, mas na verdade ele está dizendo que a pessoa não dá conta do trabalho durante o expediente", exemplifica Marie-Josette.

2. Reforço da culpa – Eles fazem as pessoas se sentirem culpadas para conseguir o que querem. "É um sentimento negativo, que motiva as pessoas a tomarem decisões para se livrarem da sensação aversiva que ele traz", aponta Sergio, ressaltando que o manipulador gosta de se colocar na posição de vítima. 

3. Desordem – "É a estratégia do 'dividir para reinar'. No trabalho, isso aparece naquelas pessoas que lançam, discretamente, dúvidas sobre a competência e a conduta dos colegas, o que acaba provocando conflitos e gerando um ambiente de confusão. O manipulador vai criando uma situação para que ele apareça como a única pessoa sensata", descreve Marie-Josette.

4. Narcisismo - "As coisas têm que ser do meu jeito porque sou o mais inteligente". Para Reginaldo, essa frase é típica dos manipuladores e eles realmente acreditam nela. "Nessas pessoas, o comportamento interpessoal mais frequente envolve atitude de grandiosidade; busca incessante por admiração e insensibilidade ao outro", afirma o psicólogo.

5. Exploração das fraquezas – Sergio diz que um manipulador está sempre em busca do ponto fraco de quem ele quer persuadir. "Eles analisam o comportamento alheio com facilidade em busca de vulnerabilidades a serem exploradas, como a ganância", identifica o expert, contando que nessa situação é comum pessoas serem manipuladas em golpes que prometem o ganho de muito dinheiro de maneira fácil.

6. Uso de l ógica aparente - Para conseguir o que quer, o manipulador usa dados e informações de maneira enviesada. "Por exemplo, um vendedor diz para você comprar um produto porque ele foi aprovado por 95% dos consumidores. Mas não diz que o número de pessoas pesquisadas foi bem pequeno, o que torna a estatística pouco confiável", constata Marie-Josette.

7. Falso alívio – Estratégico, o manipulador primeiro cria uma dificuldade, para depois oferecer uma "solução". Marie-Josette descreve uma situação que exemplifica esta conduta: "O chefe diz para o subordinado: 'Você tem que trabalhar o fim de semana inteiro para terminar um projeto'. Quando o empregado reclama, o patrão diz: 'Então fica só hoje até mais tarde'. O empregado passa a madrugada trabalhando, mas acha que se deu bem".

E o que fazer depois de identificar um indivíduo com essas características no nosso convívio? Sergio alerta que o mais importante é não tomar nenhuma medida precipitada ao perceber uma tentativa de manipulação. "Lembre-se que o manipulador está atrás de uma decisão. Basta mostrar-se cauteloso nas decisões que ele irá dispensá-lo por conta própria, pois tem uma fila de pessoas desatentas prontas para cair no golpe", aconselha o especialista.

"Questione sempre e peça mais informações sobre o que o manipulador diz. Confira com outras pessoas se ele está dizendo a verdade. Você acabará descobrindo a tentativa de manipulação ou pelo menos desestimulando o autor dela", finaliza Marie-Josette.

Um comentário:

  1. Marco Antônio Leite da Costa01 dezembro, 2012

    FALSOS ELOGIOS
    1.Dizer para o povo que os trabalhadores da classe “C” estão comprando mais. Puro sofisma feito pela Chefe!
    2.Ela fala nos seus discursos que as pessoas compram a ideia para se sentirem venturosos. Deixando o papel de vítimas para o povo!
    3.A falsa pitonisa provoca a divisão para imperar absoluta. No coti-
    diano isso aparece nos trabalhadores desconfiados, com clarividência,
    dúvidas sobre a confiabilidade de nossos governantes.
    4.Narcisismo – Tudo que é discorrido por ela tem que ser do jeito que
    ela deseja, porque eu sou autoridade e ponto final. A manipulação esta anotado na sua fala e, a Dama acredita que é grande e poderosa.
    5.Procura explorar os fracos e oprimidos. Cujo manipulador esta sempre procurando os pontos fracos da massa para colocar em
    pratica sua força de manipulador mor.
    6.Para conseguir o que deseja, o transmissor usa sua força de equipe, suas mentiras devem ser questionada pelos trabalhadores organizados.
    7.Falso alívio a manipuladora cria uma estratégia para que os trabalhadores trabalhem muito, a fim de que aquele que acreditar
    esta sendo valorizado.
    O povo tem que questionar sempre, para que a Dama não venha a fazer a eterna manipulação mental. Como também, procurar sempre
    Não acreditar em promessas fáceis.

    ResponderExcluir