Coluna semanal de Paulo Coelho

Da complicada relação com o próximo

Um estudante pediu a um mestre sufi que lhe revelasse o quinto nome de Deus.

- Quem conhece este nome é capaz de mudar a História - comentou. O mestre pediu que ele passasse um dia inteiro na porta da cidade. O rapaz voltou no dia seguinte.

- O que você viu? - perguntou o mestre.

- Um velho tentou entrar na cidade com um carneiro para vender. O guarda cobrou o imposto, mas o homem não tinha dinheiro. Então o guarda roubou-lhe o carneiro e expulsou-o. Eu pensava: se soubesse o nome oculto de Deus, seria capaz de modificar esta situação.

- Você podia ter impedido esta injustiça - mas preferiu ficar sonhando com uma revelação. Que tolice! Pois bem, vou revelar-lhe o quinto nome de Deus: ação em favor dos outros. Só assim podemos mudar a História.

Um comentário:

  1. CAMINHO
    Nem todo caminho leva ao destino. Nem toda vela é de velório. Nem todo defunto merece ser velado. Nem todo defunto foi bom em vida, pois ele não merece choro nem vela, muito menos uma fita amarela. Nem todo comentarista merece atenção do parceiro de jornada diária das venturas e desventuras que o existencial oferece. Nem todos Estados são Unidos. Nem bem e nem mau, o Neoliberalismo e seu irmão gêmeo em vida foram dois canalhas que maltrataram os trabalhadores do planeta terra.
    Os políticos são todos gatos do mesmo balaio? São todos capins do mesmo pasto? São todos ratos do mesmo porão? São todos parceiros da mesma cela? São todos cachaça do mesmo litro? São todos defensores do mesmo sistema, ou seja, neoliberalismo? São todas bolsas do mesmo jacaré? São todos amantes do mesmo cofre? São todos convidados do mesmo jantar? São todos malacos do mesmo bando. São todos bandidos da mesma quadrilha?

    ResponderExcluir