Graças ao esforço do PT, de parlamentares de diversos partidos e do relator da Comissão Especial da Reforma Política na Câmara, deputado Henrique Fontana (PT-RS), as mudanças voltam à discussão e à tramitação na Casa em torno de pelo menos quatro pontos que podem ser aprovados ainda este ano.
Dispostos a enfrentar o ceticismo que há anos ronda votação de reforma política no Brasil, os deputados capitaneados pelo relator Henrique Fontana conseguiram uma importante vitória: o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), aceitou, pautou e estes quatro pontos da reforma entram em discussão na sessão desta 4ª feira.
Agora o relator e demais deputados engajados na proposta vão tentar mobilizar o plenário para a votação dessa parte da reforma ainda este ano: fim das coligações nas eleições proporcionais; coincidência dos pleitos municipais e nacionais; financiamento público de campanha; e a mudança no sistema de votação, com a adoção do chamado sistema belga, uma pequena alteração em relação ao sistema de votação de hoje. Leia mais>>>
Nenhum comentário:
Postar um comentário