O gigante é corno?

por Horridus Bendegó
Sugestões de um Cinquentão (insone) para o Gigante Recém Acordado com portentoso par de chifres, a cavaleiro, bem no alto de seu imenso osso frontal!

- Ei, Gigante!

Tu que acordastes agora de um sono profundo, quase cataléptico!

A última vez que destes sinais de que iria mesmo acordar, foi quando um playboy das Alagoas, que te embalara ainda mais o sono sereno com promessas de falsos pastores e canções de ninar vindas da casa da Dinda, te fustigou com um tipo estranho chamado Morcego Negro, um tal de PC Farias, abatido enquanto se pendurava na lentidão da justiça brasileira e curtia dionisiacamente a vida com sua incauta namorada. (pelo menos, estava assim, quando o pegaram).

Tu até te levantastes, meio sonolento, e mandou o ex-salvador da Pátria pra casa.

Depois, Gigante, sem entendermos bem o porquê, tu voltastes a bocejar, dar uma espreguiçada com braços erguidos, para cair em sono ainda mais profundamente.

Gigante, agora tu despertas meio irado… de mau humor, aborrecido, violento… com um bafo horrível de ressaca moral e não dizendo coisa com coisa, falando muitas besteiras!

Parece até que estava anestesiado…


…bravo, irado, como se a culpa dos transtornos e frustrações que te afligem agora, fosse obra de um acaso alheio a ti, a tua vontade…

Não, Gigante, a culpa da bagunça em tua casa é do teu próprio sono.

Enquanto tu dormias, os germes, as bactérias, os parasitas de toda ordem, tomaram-na de assalto e infestaram o teu corpo.

Até os urubus já ensaiam um sobrevôo…

E sabes quem embalava o teu sono, como se fosse bom cearense que dorme numa tijubana de xadrez depois do “armoço” de domingo?

Outra Rede! (heheheeh)

Não de pano ou qualquer outro tecido, mas de informações que cruzam o teu espaço eletromagnético que tu destes por concessão de boa fé a ela.

Uma concessionária tua que foi trazida até aqui pelas mãos da CIA, aquela Central de Inteligência que quer embalar o sono de todos os gigantes, medianos e anões do mundo, com fuxicos, fofocas, conspirações, intervenções, subornos, agentes infiltrados, tudo que lhes for favorável à sua hegemonia de dona do mundo.

Qual Rede, Gigante?

Ora, Gigante, a Rede Globo!

- Antibrasileira até a medula de seus cabos óticos!

Enquanto ela cantava pra ti uma lullaby e te embalava no teu berço esplêndido, ela participava de todas as manobras, conspirações, merchandising em prol de seu patrono e mentor ianque, tudo contra ti!

Pois não é que agora, quando ela te percebeu desperto, esbravejando o mau humor dos que dormem muito fora de hora, ela deseja te tutelar?

Cuidado, Gigante, com a Imprensa do Brasil, porque quase toda ela te repudia!

Repudia tua natureza pluritária…

Tua mix de formação genética na diversidade de infinitos combos de pele, cabelos e olhos… (hehehehe)

Ela quer que todos nós, que o formamos, sejamos vassalos do Império!

Mas o que mais me preocupa, ó, desajeitado Gigante desperto, é que tu não sabes de nada do que aconteceu enquanto dormias.

E queres arrumar a bagunça de tua omissão sonolenta centenária da noite pro dia!

Não sabes nem para onde dirigir o teu olhar de revolta, de indignação….

Injustamente, Gigante, dirige-o para quem mais se envolveu num ideal de transformação de teu organismo, que virava um Pardieiro Social fétido, nauseabundo, onde vidas são ceifadas à razão de números de uma guerra, numa cracolândia de zumbis apolíticos, alienados sociais, egoístas de futilidades e consumismos vãos, frívolos.

É o teu trânsito, mais do que o teu futebol penta-campeão do mundo, deca campeão mundial na taça macabra das mortes, que diz mais de ti mesmo, e te revelas na barbárie de uma anti-cordialidade ao volante !!

E o pior de tudo, ó Gigante de Impávido Colosso, é que já acordas manipulado por uma realidade que não é a tua…

Hehehehe… é que… bem… os falsos arautos da virtude daquela Rede de que já te falei, te botaram o mais colossal par de chifres que algum gigante jamais ostentou!

O quê??!!

Não acreditas??!!

Ora, Gigante, também és como todos que o são, sempre o último a saber?

Essa versão da realidade em que tu acreditas, difundida pelos meios de comunicação e formadores de opinião conspurcados com o Big Richard (heheheheh), pode ser facilmente desmascarada, se tu deres uma lida no relatório de um bom detetive de casos extra-conjugais da História, um tipo muito perspicaz chamado Darcy Ribeiro.

É dele o relatório abaixo que descreve, TIM TIM por TIM TIM, o descomunal caso de adultério do qual tu fostes o traído!

Chama-se: Aos Trancos e Barrancos. Como O Brasil Deu no Que Deu.

Sobre o Golpe Militar de 1º de Abril de 1964, à página do ano 1964, por exemplo, tem tudo o que esse desabrido Gigantão de agora reivindica para si através das ruas!

Se tu não tivesses se deixado iludir pelo lullaby daqueles dias para hibernar por tanto tempo, há quase 50 anos tua plataforma de reivindicações já teria sido lançada, erguida e alcançada!

Data Vênia para extensa leitura, coisa que não deves curtir muito, dê só uma olhada no que pretendia o Governo Trabalhista de João Goulart:

“O governo de Jango define, desde os primeiros meses, seu perfil político e social através da campanha pelas REFORMAS DE BASE eu mobiliza todo o país em movimentos de massa, exigindo do Congresso as medidas constitucionais e legais necessárias para a renovação de nossas instituições através de:

01 – Uma REFORMA AGRÁRIA que, democratizando o acesso à terra, dá a milhões de lavradores condições de viver, comer, progredir, com suas famílias, e de assegurara fartura da cidade.

02 – Uma REFORMA URBANA que socorra tanto milhões de favelados como uma classe m←dia sufocada por escorchantes alugueis.

03 – Uma REFORMA EDUCACIONAL que amplie a rede pública, matriculando todas as crianças e proporcionando-lhes meios de prosseguir nos estudos, segundo a capacidade de cada uma delas.

04 – Uma REFORMA TRIBUTÁRIA que corrija a desigualdade da distribuição de encargos entre o capital e o trabalho, entre os ricos e os pobres, entre os trabalhadores e os patrões.

05 – Uma REFORMA ADMINISTRATIVA que acabe com o burocratismo e a CORRUPÇÃO NO SERVIÇO PÚBLICO.

06 – Uma REFORMA UNIVERSITÁRIA que permita ao Brasil edificar as universidades necessárias para promover o desenvolvimento nacional autônomo, a partir do modelo de universidade do Brasil.

07 – Uma REFORMA BANCÁRIA que leve crédito e financiamento a todas as formas produtivas a juros normais, sem usura e SEM CORRUPÇÃO!

08 – E, sobretudo, UMA REFORMA NO TRATO COM AS EMPRESAS MULTINACIONAIS PARA QUE O BRASIL DEIXE DE SER ESCORCHADO E CONDENADO À DEPENDÊNCIA E QUE SE CONCRETIZARIA NA LEI DE REMESSA DE LUCROS.

“Jango propõe a luta pelas REFORMAS DE BASE em 1961, procurando UMA ALTERNATIVA PACÍFICA, persuasória, à revolução cubana. Esta era, também, a preocupação do papa João XXIII e do presidente J F Kennedy. Em 1964 ele, Jango, fica só. Morreu o Papa e John foi assassinado. Com a ascensão de Lyndon Johnson, a Direita toma o poder nos EUA e no mundo.”

“Como se vê, foi de Jango a primeira tentativa histórica responsável de reformar nossas instituições, para que o estado brasileiro servisse ao povo brasileiro.

Foi dele o primeiro projeto efetivo de reforma agrária, que, posto em prática, daria acesso à posse da terra a milhões de famílias de lavradores, condenados à miséria no campo ou ao êxodo para a marginalidade urbana.

Foi também de Jango o primeiro intento de impor ao capitalismo internacional um novo trato que nos desse espaço para organizar nossa economia a fim de atender, principalmente, às necessidades populares, e não ao lucro.

Como tal, ele representou para os reacionários a ameaça de uma prosperidade menos lucrativa porque generalizável a toda população, e, para o imperialismo, a ameaça de uma América latina afinal capacitada a realizar suas potencialidades para florescer como civilização livre e solidária que há de ser.

Inegavelmente este projeto político-social alternativo ao capitalismo dependente, tal como se instituiu entre nós, representou uma ameaça tão grande à ordem vigente que a classe dominante foi à guerra civil para impossibilitar sua concretização.

Arregimentou, para tanto, não só suas próprias forças, mas todo o apoio da intervenção financeira e militar norte-americana. Sem isto, teríamos vencido, e o Brasil hoje estaria organizado para a prosperidade de seu próprio povo.

O que aconteceu foi justamente o oposto, porque perdemos.” (Confere Darcy Ribeiro. Aos Trancos e Barrancos, Como o Brasil deu no que deu. Editora Guanabara)

Viu Gigante?

Como suas pautas abusadas de hoje já foram propostas há 50 anos??

Impedidas ao alcance da luta por sua elite egoísta, boçal, atrasada, escravocrata e exclusivista!

Por isso, Gigante, seria seu despertar convulsivo o caso de um sono cataléptico que se encerra abruptamente pela zoada de um ataque despudorado da PM de um governador despótico, antes o de uma tremenda dor por pressão óssea violenta na cabeça com raízes profundas, fundidas ao frontal que abriga juízo incauto?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário