O domínio ideológico da escola econômica neoliberal tem o poder de impedir grandes mudanças. Essa predominância constitui um verdadeiro "bloqueio ideológico" que, somado a debilidades do Estado atual, produzem uma grande dificuldade de governos de fazer política. Você não tem mais um Estado capaz de fazer política.
O Estado americano, por exemplo, não passa de um comitê de empresas.
O neoliberalismo não é um produto de Reagan ou Thatcher; é produto da derrota da luta social. A primeira coisa que Reagan e Thatcher fizeram foi derrotar os sindicatos.
O Brasil precisa não apenas retomar sua industrialização, mas fazer sua reintegração produtiva no mundo.
Nessa reacomodação interna e externa, deve inclusive rever questões como o protecionismo. Não é nada fora de propósito a presidente exigir das empresas que vão explorar o Pré-Sal um alto grau de conteúdo nacional.
Os planos para o futuro, todavia, não podem prescindir de uma atenção especial à educação - não propriamente a educação técnica, mas a educação humanista, aquela que dê elementos para o cidadão entender e julgar.
A democracia não pode se resumir ao voto.
A cidadania é o exercício permanente de participação.
É importante a consolidação de uma cultura democrática de debate em espaços de "controvérsia e discussão", a exemplo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social"
Luiz Gonzaga Belluzzo, por Inês Nassif, no especial '10 Anos do CDES'
Nenhum comentário:
Postar um comentário