Redes Sociais multiplicaram a sua influência no Brasil


  • Numa primeira, pela atração de centenas de milhares de internautas, presentes em outros temas, para essas mobilizações ao se sentirem empoderados com esta participação. Ou seja: o destaque das redes sociais com foco político atraiu internautas que não tinham este foco.
  • Numa segunda razão, pela inclusão nas redes sociais, que mobilizam as manifestações de internautas eventuais que acessam a web uma vez ou outra e que se sentiram motivados para engrossar a corrente. 
  • Finalmente, uma terceira razão e a mais importante de todas: o marketing de grande semeadura. O Ex-Blog apresentou, dias atrás, um resumo do estudo de Alexandre Abdo sobre redes e opinião pública, mostrando que quando TV e Redes convergem num mesmo tema cada uma dentro de sua linguagem, o alcance de opinião pública é multiplicado por 3 ou 4 vezes.
Com o crescimento das manifestações, as TVs passaram a cobrir com destaque e prioridade, mudando as próprias programações. As manifestações passaram a ocupar metade dos noticiários nas TVs por 10 dias. Com isso, produziram-se duas consequências. A primeira diretamente sobre a opinião pública, que no início não estava mobilizada a respeito.

A segunda se refere às duas primeiras razões citadas nos itens 2 e 3 anteriores. A atratividade para as redes sociais com foco seja de internautas que priorizavam outros temas, como aqueles que eram internautas eventuais e se passaram a se agregar as redes sociais de forma continuada.

Comparando a situação das redes sociais com foco político, anterior às manifestações, e as de hoje, claramente a ampliação foi muito grande. Cada um pode sentir isso pelo número de contatos que recebe com aquele foco (convocações, informações, vídeos, charges, piadas, etc.). 

Nesse sentido, o principal produto das redes sociais, mais que as mobilizações, foi a expansão delas mesmas, pela atratividade delas mesmas e pelo multiplicador da cobertura da imprensa.

by Cesar Maia

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