Como tratar o cabelo em casa
Em poucos minutos e com os produtos certos, você conquista fios macios e brilhantes, como se tivesse ido ao salão. Confira as dicas a aprenda os truques!
Se até algum tempo atrás lavar os cabelos resumia-se à dupla xampu e condicionador, hoje isso é coisa do passado. Afinal, na rotina de beleza do cabelo macio, com movimento e brilho, a hidratação periódica conquistou lugar cativo nos rituais de beleza. Esse tipo de procedimento é fundamental para recuperar a saúde dos fios que perdem nutrientes e têm sua estrutura danificada em decorrência de procedimentos químicos.
A boa notícia é que você pode conseguir resultados incríveis, daqueles de salão, em casa mesmo e sem perder muito tempo.
O item-chave dessa tarefa é uma boa máscara de hidratação profunda. Sua formulação contém ativos que ajudam a manter a umidade natural da fibra capilar, como a glicerina, molécula que atrai água mantendo seus níveis equilibrados. Assim como para a pele, a água tem grande importância para a qualidade e o comportamento do cabelo.
Para obter os melhores resultados, use a máscara uma vez por semana se o seu cabelo for colorido ou estiver muito danificado. Nos casos de fios normais ou oleosos, a cada 20 dias. Procure por fórmulas com queratina, que restaura internamente a fibra capilar e ainda previne o aparecimento de pontas duplas – causadoras do abominável frizz.
Antes de aplicá-la, lave os fios com um xampu de limpeza profunda ou anti-resíduos (substitua pelo seu xampu diário se tiver tingido ou feito progressiva no cabelo). Com alto poder detergente, ele remove a sujeira, restos de finalizadores (como spray, gel, mousse e etc.) e abre as escamas, facilitando a penetração dos produtos utilizados em seguida. Feche o chuveiro e, com uma toalha, retire o excesso de umidade, já que a água em abundância dilui o creme, diminuindo sua eficácia.
Separe o cabelo em mechas e aplique um pouco da máscara em cada uma delas, massageando-as da metade do comprimento em direção às pontas. Prefira pegá-la do pote com uma espátula ou colher ao invés dos dedos para não contaminá-la e acabar prejudicando sua ação.
Coloque uma touca de banho, espere o tempo recomendado na embalagem (geralmente, de três a cinco minutos) e enxágue bem. Deixar mais que o indicado é uma grande bobagem. Isso não potencializa o efeito da máscara e pode fazer com que os fios fiquem pesados e pegajosos. “Depois, vale passar condicionador apenas se o cabelo for grosso ou estiver muito ressecado”, sugere o cabeleireiro Daniel Rocha, do salão Bellíssima Beauty, no Rio de Janeiro.
Outro produto importante é o leave-in (também chamado de creme para pentear ou sem enxágue). “Ele é um condicionamento diário e constante. Deve ser usado toda vez que você lavar os fios”, afirma Henrique Eizono, cabeleireiro do Salão Monalisa, em Campinas (SP). Escolha uma versão específica para seu tipo de cabelo: cacheado, tingido, com volume… Tenha-o sempre à mão e reaplique quando sentir que o cabelo perdeu o toque macio.
Por Luciana Hruby
Nenhum comentário:
Postar um comentário