Feed de notícias: Facebook muda forma de exibição


O Facebook anunciou ontem que fará "grandes mudanças" a partir desta data em sua seção principal, o chamado Feed de notícias, e explicou que critérios o site usa para selecionar o conteúdo de amigos que é exibido. A ideia é refinar essa hierarquização do conteúdo que vem a ser exibido para cada um dos usuários.

O novo algoritmo resgatará as postagens que não tenham sido visualizadas pelo usuário caso ele não as tenha "alcançado" ao rolar a página, colocando-as de volta no topo caso tenham se tornado populares ou importantes, conforme os critérios do site.

As mudanças, segundo testes feitos pelo Facebook, aumentam de 57% para 70% a taxa de leitura do conteúdo apresentado. O engajamento, como é chamado, também aumenta: há 5% mais opções curtir, compartilhamentos e comentários em conteúdo de amigos e 8% mais no conteúdo de páginas (como empresas e organizações).

Mar de Conteúdo

Segundo o Facebook, cada usuário tem uma média de 1.500 postagens diárias feitas por amigos. "Com tantas histórias, há uma boa chance de que as pessoas perderiam o que gostariam de ter visto se mostrássemos um fluxo de informação contínuo e sem prioridades", escreveu o engenheiro do Facebook Lars Backstrom no post que anunciou as novidades.

Desses 1.500 endereços, imagens, vídeos e textos compartilhados, o site mostra uma média de 300, baseando-se em fatores como, principalmente, a popularidade da publicação.

O algoritmo do Feed estima a importância de determinada postagem conforme os seguintes aspectos: frequência de interações com o amigo ou a página responsável pela publicação; número de "curtir", de compartilhamentos e de comentários que a postagem recebeu de seus contatos e no geral; quanto o usuário interagiu (comentou, curtiu) esse tipo de postagem no passado; e quantidade de denúncias recebidas que classificam o conteúdo como inapropriado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário