Pela teoria do "Domínio do Fato" eles já estariam condenados

Mas, são inocentes até que se prove o contrário.
- E isto é o Estado de Direito. - 
- O contrário é Estado de Exceção -
Política no Face

O "Domínio do Fato" ficou famoso no Brasil depois da condenação de José Dirceu sem provas, a partir da alegação que ele deveria ter conhecimento do fato devido ao alto cargo que tinha no momento do escândalo. A teoria defende a aplicação de pena ao mandante de um crime, mas como autor e não como mandante.

Após os indiciamentos envolvendo a Alstom, com mais 45 milhões de propinas confirmadas e a confissão da Siemens, envolvendo valores superiores a 500 milhões, estamos diante de um desvio de recursos criminoso, só comparável às privatizações e ao derrame do ouro na época do império.

E é o PSDB quem comanda o epicentro do escândalo. Seus principais líderes estiveram ou estão à frente do governo de São Paulo, sabiam das denúncias, foram cobrados a investigar, chegaram a barrar diversas CPIs tratando do assunto. A coisa é criminosa, e o MP afirma que vai tratar do caso assim.

Só isso, com base na teoria citada acima, bastaria para - ao menos politicamente - condenar individualmente os sucessivos governadores do PSDB de São Paulo. Mas e se eles todos foram enganados por assessores? Não merecem o benefício da dúvida? Esta página, por enquanto, acredita que sim. E você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário