Queremos mesmo que as mulheres sejam "perfeitas"?

Quatro mulheres participam de um ensaio, com todos os recursos fotográficos disponíveis nas maiores revistas. Iluminação, belas câmeras e fotógrafos que sabem o que estão fazendo. Depois, o processo usual continua. As imagens vão para a pós-produção, onde as fotos são tratadas para trazer à tona a perfeição estética que elas “merecem” ter.
O Buzzfeed foi responsável por esse experimento, colocando em perspectiva não só as imagens e como as transformações feitas pelo Photoshop podem ser impressionantes, mas qual o efeito que podem causar nas mulheres que são sujeitas a elas.
O pequeno vídeo mostra suas reações ao ver os “aperfeiçoamentos”. E, bem… elas odeiam.
Link Youtube | Infelizmente está sem legendas, mas dá pra ver o descontentamento

“Você tem de saber que o ideal [de beleza] não existe”
Como disse o Jader Pires sobre o ensaio no qual a bela Scarlett Johansson participou, mostrando como é sem as toneladas de maquiagens e iluminação dos sets e tapetes vermelhos, parece que já está passando da hora de pararmos de procurar pela perfeição nas mulheres. Elas não são daquele jeito que está impresso nas revistas e nos filtros aplicados nas fotos de Instagram. Elas são assim, como as vemos todos os dias.
De qualquer forma, umas das perguntas do vídeo realmente me pegou. Diante de todas as consequências que a nossa exigência consegue trazer, por que é, afinal de contas, que a gente quer que elas pareçam tão diferentes?
“Durante uma ida a um bar, uma caminhada pelo bairro, um passeio pela praia, você vai cruzar com mulheres das mais diversas formas.
Altas e magrelas, baixinhas e mais cheinhas, mais peito, menos peito, mais bunda, menos bunda, mais barriga, menos barriga, algumas estrias aqui, um culote ali – isso sem contar todas as combinações possíveis… A variedade é imensa.
Resta saber se você prefere babar numa folha de papel produzida em série ou se relacionar com alguém tão real e única quanto você.” – Pedro Jansen em “Sobre mulheres imperfeitas e tangíveis”
Luciano Ribeiro


Editor do PapodeHomem, ex-designer de produtos, apaixonado por ilustração, fotografia e música. Ex-vocalista da banda Tranze (rock’n roll). Volta e meia grava músicas pelo Na Casa de Ana. Escreve, canta, compõe e twitta pelo @lucianoandolini.

Outros artigos escritos por 

Nenhum comentário:

Postar um comentário