Felipão

Dez lições de gestão

1 -  Acredite em você
Sem currículo, Felipão recebeu uma proposta para treinar na Arábia Saudita por uns trocados. Aceitou o risco, foi bem e assinou novo contrato dez vezes maior. Se Fred Smith, fundador da FedEx, não acreditasse em si, desistiria de criar a maior companhia de entregas do mundo quando recebeu nota C para a ideia em uma aula de economia.


2 - Obedeça seus superiores
As ordens do pai de Felipão, como a de estudar seriamente, eram seguidas. A lição vale para o treinador em relação a seus chefes: José Maria Marin confere os convocados antes do anúncio. Quando chefe, o técnico exige que os jogadores andem na linha.


3 - Estude muito
Felipão estudou direito, contabilidade e educação física. Ele foi aceito no primeiro time profissional, o Aimoré, porque fazia contratos dos atletas. Ter especialidades é requisito para o sucesso.


4 - Seja leal aos amigos
Flávio Murtosa fez um favor a Felipão quando ele teve problemas no começo da carreira de técnico, e está ao seu lado até hoje. Os grupos de trabalho do treinador sempre são formados por amigos de confiança, cujas qualidades ele conhece. O preparador Paulo Paixão é um exemplo.


5 - Tenha fé
A devoção a Nossa Senhora do Caravaggio é uma marca do religioso treinador. Em 2002, foi ao santuário de Farroupilha-RS fazer uma promessa para a padroeira. Depois de conquistar o penta, fez a pé um trajeto de 16 km. Este ano, antes da convocação, também fez promessa para a padroeira.


6 - Compartilhe recursos
 
Na infância, sem dinheiro para comprar chuteiras, Felipão adquiriu um par com um amigo: um pé para cada garoto. É uma lição a ser seguida por empresas e governantes. A parceria dos Correios com a Telebrás para oferecer internet de banda larga nas áreas comuns do Mundial é um exemplo. Custa menos e  potencializa negócios.


7 - Exerça liderança
Felipão sempre foi capitão de seus times. James Norris, gerente do bem-sucedido Vanguard Group, afirmou que “líder é aquele que escolheu liderar”, e que não há fórmulas para produzi-los, eles simplesmente nascem. Em comum, todos têm o dom de ouvir outros líderes, algo que o treinador sempre praticou.


8 - Estabeleça hierarquias
Seus atletas sabem que uns são mais importantes que outros. E precisam aceitar. Na Copa de 2002, Ronaldo treinava chutes a gol depois do treino, o que obrigava os demais a esperar. Ninguém reclamava. Uma boa empresa se faz com privilégios para quem tem mais a oferecer.


9 - Economize para investir
Felipão segue uma regra da economia: poupar para depois investir. Até 1996, quando começou a ganhar títulos, ele dirigia um Monza 87. Ao comprar um carro novo, deu o Monza ao filho. Num âmbito mais geral, é uma bela lição: o mundo vive uma crise de escassez de recursos e não há motivos para descartarmos o que ainda funciona.


10 - Conte com a sorte
O trabalho vem primeiro, mas a confiança na própria estrela fortalece o homem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário