Papo de homem - Música

Jazz: do clássico ao que você nunca ouviu 43 obras geniais
Estilo musical estranho aos ouvidos da maioria, geralmente apreciado pelos mais velhos. Os mais alheios não sabem nem o que é, ou talvez arrisquem um “é aquilo que toca no desenho Tom e Jerry”. E é, em parte – obviamente isso não caracteriza nem uma fração do jazz, mas já é um começo.
Fato é que conhecer jazz é foda. Jazz é foda, jazz é cultura – por sinal, riquíssima. O problema é que não dá pra conhecer jazz ouvindo as músicas erradas. Salvo raras exceções, ninguém começa a ouvir metal sem antes passar por um rock mais brando. Com o jazz é a mesma coisa.
Assim sendo, ofereço aqui 43 músicas ordenadas cuidadosamente. Meu objetivo é compartilhar uma parte do meu conhecimento do jazz de forma a não assustar aqueles que nunca pararam para ouvir o estilo.
Seja qual for sua intenção ao querer adentrar o mundo jazzístico, espero que esta lista ajude a perceber o estilo – e a música, como um todo – de outra maneira, sob outra perspectiva, ou melhor ainda, sob perspectiva nenhuma.

Considerações iniciais:
1. Ordenei as músicas segundo o seguinte critério: para quem nunca ouviu jazz, eu recomendaria as de nível 1. Para quem já ouviu um pouco, mas não está muito familiarizado, nível 2 – e assim por diante. Isso não quer dizer que as músicas de um nível sejam superiores às de outro, tampouco que haja uma classificação desse gênero. Trata-se de uma criação minha, feita para (tentar) facilitar a vida de quem não conhece o jazz. Lembrem-se que todas essas músicas foram lançadas para quem quisesse ouvir e, apesar dessa classificação, eu também estou colocando aqui para quem quiser. Sinta-se a vontade para ir até o nível 4 e ouvir Mingus; eu só não recomendo que você faça isso se não tiver uma certa experiência.
2. Se você achou um absurdo o fato de determinada música – que você considera deslumbrante – estar em outro nível que não o 4, respire fundo e se acalme, eu sei que você provavelmente está certo. Os títulos que eu dei aos níveis não estão aí para mostrar que se referem só às músicas que estão no seu respectivo nível. Seria absurdo dizer que só as músicas que estão no nível 2 são agradáveis, não é mesmo?
3. Dê atenção exclusiva às músicas, evite tudo que possa te distrair. De preferência, ouça no escuro. Um exercício interessante para ajudar a manter a concentração é tentar dar o mesmo nível de atenção a todos os instrumentos envolvidos (é mais difícil que parece, principalmente nos solos).
4. Não tente ouvir todas as músicas de uma vez só. São 43. Vá ouvindo aos poucos.
5. Leia o Curso intensivo de apreciação de jazz. Se você leu e não se lembra, dê uma relida ou mantenha uma aba aberta para consultar em caso de dúvidas.
6. Tentarei não me ater às classificações de subgêneros de cada música  mas também não me absterei. Minha intenção aqui é apresentar as composições e seus respectivos autores, portanto se eu mencionar algum subgênero é para caracterizar melhor a música em tela. Não se preocupe com pormenorizações de classificação. Música é música, classificação é um rótulo que colocamos para tentar entender melhor o que estamos ouvindo.
7. Música é subjetivíssimo. Algo que eu considero nível 1 pode ser nível 3 para você, assim como o contrário também é possível. No geral, acredito que a ordem esteja mais ou menos coerente, mas se você discorda de alguma coisa sinta-se livre e convidado a postar nos comentários.
* * *
Assim sendo, vamos, Então>>>