Pegadinha política-eleitoral

Ontem numa roda de amigos, um conhecido "Mais Preparado" - do José Serra -, "Mais Qualificado" - do Aécio Neves - e "Mais informado" - de Fhc -, arrotava seu Preparo, suas Qualificações e Informações valorosas. Além, claro de destilar seu ódio, seu desprezo pelos despreparados, desqualificados e ignorantes que votaram, votam e votarão em candidatos do PT. Essencialmente ele condenava todos os programas sociais implementados nos governos Lula/Dilma. Resumindo:
Quem recebe Bolsa Família é... vagabundo que recebe Bolsa Esmola.
Ser beneficiado pelo subsídio do Minha Casa, Minha Vida?...mais um esmoleu sustentado pelos impostos pagos pela sociedade.
Quem é beneficiado pelo Enem, Prouni, Pronatec, Ciência Sem Fronteiras é... um incompetente que vai baixar o nível das escolas e universidades que frequentarem.

E por aí vai..

Um instante que ele foi tomar folego, eu aproveitei e afirmei:

Pois eu vou votar no candidato que assumiu o compromisso de " ser o presidente de todos os brasileiros, e principalmente daqueles que mais precisam da ação do Estado. Serei o presidente dos brasileiros mais pobres. Serei o presidente de todos"...

Ele não deixou eu falar mais nada. Soltou sua verborragia espumada de discriminação, desprezo, nojo mesmo. Ignorante, burro, esmoleu, vagabundo etcetera e disso para pior.

Fulano, fulano, apelei até ele silenciar e deixar eu falar. Então disse-lhe:

Amigo, sabe de uma coisa? Você me convenceu. Vou mudar meu voto. Não votarei mais em Aécio Neves.

- Que? Pelo que você falou você ia votar era na Dilma, no PT. E eu:

- Afirmei que votaria no candidato que fosse "o presidente de todos os brasileiros, e principalmente daqueles que mais precisam da ação do Estado. Serei o presidente dos brasileiros mais pobres. Serei o presidente de todos". Quem afirmou isso hoje, foi Aécio Neves. Mas, depois de escutar e avaliar a consistência dos teus argumentos, resolvi votar na Dilma.

Foi uma gargalhada geral dos demais amigos que conversavam. Ele desconversou, enfiou o rabinho entre as pernas e saiu de fininho.