Mais uma mentira do Folha de São Paulo

do Valor

ONS nega "corte seletivo" de energia no verão

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) negou nesta quarta-feira que tenha cogitado realizar "cortes seletivos" de energia para garantir o fornecimento nos horários de pico no verão. O órgão também negou e classificou com "inverídica" a informação de que prevê a suspensão do fornecimento de energia durante a madrugada em grandes cidades do Sudeste, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, conforme publicado hoje pelo jornal "Folha de S.Paulo".

"A informação contida na matéria de que o ONS 'cogita cortes seletivos de energia para garantir o fornecimento nos horários de pico em janeiro e fevereiro' não é verídica. O complemento de que 'essa medida será necessária se as chuvas não forem suficientes para recompor os reservatórios das hidrelétricas ao patamar de 30% em janeiro', não tem fundamento, nem corresponde a declarações do Operador", informou o órgão, em nota assinada pelo diretor-geral, Hermes Chipp.

O ONS também negou que a assessoria de imprensa do órgão tenha confirmado o alerta que teria sido feito por um diretor em reunião realizada com agentes do setor na semana passada, segundo a matéria da "Folha de S. Paulo".

O operador informou que, na reunião, anunciou que o atendimento à demanda de ponta (horário de pico) neste mês está assegurado pela implementação de diversas medidas operativas. Com relação ao verão, o operador disse que o atendimento no horário de pico nos meses de verão, "quando se espera uma elevação natural da carga em função das altas temperaturas", será analisado mês a mês.

"Apesar dos níveis de armazenamento reduzidos dos reservatórios das regiões Sudeste/Centro-Oeste e Nordeste, o período chuvoso está se iniciando dentro da normalidade, conforme as previsões dos institutos de meteorologia, CPTEC/INPE e Cemaden", completou o órgão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário