Dez motivos para ser contra a privatização da Petrobras


Ano que vem começa a 13ª rodada de leilões, que será um prato cheio para investidores e para empresas como a Shell, BP, Exxon e a Chevron - que por sua vez não participaram do modelo de partilha -  forçar a abertura do pré-sal.

Uma das 'negatividades' para as empresas não participarem foi o projeto de lei que implicaria não responsabilização da União de arcar com eventuais prejuízos do setor privado na exploração das reservas. Sendo a União a principal detentora do petróleo, as empresas seriam pagas com um percentual fixo sobre a produção ou a receita, ou seja, ao invés das concessionárias serem donas do petróleo que produzem, o estado seria dono do petróleo produzido, o que obviamente não agradou aos facínoras do mercado negro.

10 motivos para ser contra a privatização da Petrobrás:

1- Inflação
Como a Petrobras tem influência do governo, este pode usá-la para impedir subidas nos preços dos combustíveis. Assim o governo beneficia toda a população, pois o dono de automóvel economiza no preço que enche o tanque e o pobre economiza no preço dos produtos distribuídos através de veículos movidos a gasolina.

2- O petróleo é nosso!
A Petrobras acaba investindo milhões em pesquisas, em publicidade, nos esportes, na cultura, etc. Se a Petrobras fosse privatizada, todo esse investimento acabaria sendo destinado apenas para atividades mais lucrativas. Logo, a privatização prejudicaria o Brasil. A empresa é nossa. O setor é importante e tem que estar nas mãos do brasileiros.

3- Privilégio
É um privilégio do brasileiro ter uma empresa grande, arrojada e competitiva com a Petrobras como uma estatal. Isso cala a boca daqueles que creem que é impossível haver uma empresa estatal entre as melhores do mundo.

4- Lucrativa
Desde sua criação a 60 anos atrás, a Petrobras viu a ascenção e queda de tantas outras estatais. Ela resistiu ao prejuízo e sucateamento das outras “BRAS”. Se ela se mantém forte e competitiva até hoje, gerando lucros que são revertidos em prol da população, por que deveria ser entregue ao capital internacional?

5- Pioneira
Nos anos 80, a Petrobras aceitou o desafio de explorar petróleo abaixo de 500 metros, feito não conseguido então por nenhuma outra companhia. Num gesto de ousadia, o Brasil desenvolveu com profissionais formados em universidades públicas a tecnologia que a permitiu explorar águas até mil metros.

Hoje a Petrobras que possui a mais avançada tecnologia em exploração e extração de petróleo. Nem mesmo a Exxon, Chevron, Shell e cia nem se equiparam com a nossa tecnologia. Privatizar a Petrobras é oferecer ao mercado privado tecnologias e patrimônios conseguidos através de nossos impostos.

6- Autonomia
Privatizar a Petrobras seria ruim tanto para a empresa quanto para o Brasil. Se analisarmos a Lei 9.478/97, de FHC, veremos que ela fez que a empresa tivesse 36% de suas ações vendidas na Bolsa de Nova York. Como a lei americana é rigorosíssima, a Petrobras perdeu autonomia para optar pelos melhores investimentos, se planejar e orçar. Agora, a Petrobras tem que mensalmente ir ao EUA prestar contas aos investidores estrangeiros. Imagine se a privatização ocorresse?

7- Emprego
A Petrobras é empresa que mais compra e contrata serviços no Brasil. Se privatizada, a empresa empregaria muito menos e contrataria menos serviços, uma vez que empresas privatizadas apenas visam o lucro.

8- Tecnologia
Companhias petrolíferas contratam empresas independentes para criar tecnologia. Logo, privatizar pouco ou nada iria mitigar os gargalos tecnológicos do setor petrolífero.

9- Cabide de empregos?
Só quem diz que a Petrobras é cabide de empregos é quem não conhece a empresa. Os profissionais da Petrobras são altamente qualificados e recebem de acordo com o que produzem para a empresa e para o país.

10- Pré-sal
A Petrobras é uma empresa lucrativa e com consciência social. Agora, o petróleo do pré-sal irá custear avanços importantes na educação e nos demais serviços públicos. Não podemos deixar os políticos entregarem o dinheiro do pré-sal para o capital estrangeiro. Esse dinheiro tem que ficar aqui, para o nosso povo. Afinal, o petróleo é nosso.

O engenheiro Joel Rennó defende a estatal:

"A Petrobrás é uma empresa produtiva, lucrativa, que opera com grande economia de custos e padrões técnicos modernos, que investe pesadamente em pesquisa tecnológica e na formação de recursos humanos. Na classificação da revista especializada mais conceituada no mercado petrolífero, a "Petroleum Inteligence Weekly", a Petrobrás recebeu a sétima colocação entre as maiores empresas petrolíferas de capital aberto do mundo.

O barril de petróleo produzido pela Petrobrás, tomando a média do que é produzido nos poços de terra e nos marítimos, custa US$ 13. O importado vem ao preço de US$ 11,50, mas, quando se adiciona o valor do frete, sobe aos mesmos treze dólares. O combustível fornecido pela Petrobrás ao consumidor brasileiro, operando com a tecnologia atual da empresa, é perfeitamente competitivo com o importado. Mas há um detalhe que os detratores da companhia não mencionam: os preços da Petrobrás são fixados em reais. Se tivermos que importar o petróleo que a Petrobrás consegue produzir a treze dólares, o impacto nas nossas divisas seria muito grande.

A Petrobrás não apenas copia, como tem desenvolvido tecnologia própria. Quando comecei a trabalhar na empresa, ela ganhou um prêmio por ter conseguido extrair petróleo no mar a uma profundidade de 700 metros. Atualmente, estamos extraindo petróleo a 1.850 metros. Note-se: todo esse avanço tecnológico, que implica complexas pesquisas e experimentações no campo da resistência dos materiais a pressões elevadíssimas, foi conseguido com técnicos da empresa —por sinal, todos brasileiros. Gostaria de assinalar que esse desenvolvimento tecnológico não tem preço, porque se irradia por todo o país. A Petrobrás nunca se recusou a dialogar e a negociar com todas as companhias do mundo, nem a incorporar os conhecimentos que elas têm. Mas, quando percebemos que podíamos desenvolver esses conhecimentos por conta própria, o fizemos e vencemos, sozinhos.

A Petrobras é a "jóia mais valiosa da coroa" —uma empresa sem preço, sob qualquer ponto de vista. Um símbolo da capacidade do povo brasileiro. Precisamos preservá-la para o país.

Só me ocorre uma explicação àqueles que concordam com a privatização da estatal: aquela que diferencia o neurótico do psicótico. O neurótico soma dois com dois e pensa que são cinco; o psicótico, sabe que são quatro, mas não se conforma..."

>>>>

​A ​Petrobras não é um partido, e sim uma empresa pública. E a questão é que sempre houve ataques e gestões relativamente erradas e atrapalhadas na Petrobras. Os mesmos critérios usados outrora, são usados hoje.

Desde que a Petrobras descobriu o poço do pré-sal ela vem sendo bombardiada de todos os lados por puro e único interesse Internacional. Sem falar que essa exposição acaba por comprometer de maneira significativa os investidores que detém ações na estatal, que neste caso penaliza a empresa de modo a tirar o dinheiro investido em tal. É evidente que ela valerá menos.

Em todos os casos de corrupção na Petrobras, não há sequer um caso que indique envolvimento da empresa em si, e sim dos empresários, políticos e diretores que por ali passaram​, o que deixa de forma clara e óbvia que a estatal necessita de controladoria interna para fiscalizar o EXECUTIVO.

Todo esse alarde serve única e verdadeiramente para enfraquecer o governo , pois não é novidade, e para privatizar a empresa.

As grandes empresas de petróleo preferem investir em países cujas leis são mais falhas, desde que surgiu uma lei para pessoas jurídicas as empresas tem atuado de maneira expressiva no na irregularidade pois não há fiscalização eficaz sob as empreiteiras.

No mercado petroleiro há mais dono que pessoas relativamente envolvida para manter-se na transparência, pois se não se sabota algo, não há de se estabelecer no mercado. O preço do barril de petróleo é um artifício usado por todos. 

Devo esclarecer que não foi somente a Petrobras quem perdeu com a queda do petróleo - que é a maior em seis anos, impulsionada com mais avidez pela crise financeira de 2008. Diante da afirmação da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) em não diminuir a produção do produto, a queda no preço do petróleo tem preocupado os investidores, pois o recuo do petróleo foi pouco mais de 40%.

A mais recente notícia é de que a Noruega, Japão, Austrália, Coréia do Sul, Rússia, Irã, Alemanha também estão a passar pela mesma situação que a América Latina, ameaçando também os EUA que por sua vez tem uma parcela de culpa por consequência da crescente especulação com taxa de juros com o dólar.

Os americanos estão apenas cobrando do PSDB, José Serra e sua trupe o prometido. 
Aécio Neves é um dos que defendem o regime de concessão, criado pelo governo do tucano FHC, por meio da Lei nº 9.478/97, onde a Petrobras perdeu a exclusividade da exploração do petróleo.

Mesmo com a decadência do Petroleo, ao passo que trabalha com os produtos derivados do mesmo, a Petrobras será a nossa maior atuante em energias renováveis.

Abrace essa causa. Não entregue a tua casa aos teus inimigos!!!


Briguilinks>>>