Informações sobre políticas sociais estão disponíveis ao cidadão em novo site


O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) disponibilizou o site MDS Pra Você, que informa ao cidadão os programas e serviços do Ministério, as formas de acessá-los e os respectivos compromissos e padrões de qualidade de atendimento ao público. O site inovador, de fácil navegação e com linguagem simples e direta é o primeiro neste formato entre os órgãos e entidades do Poder Executivo Federal.

Site MDS

Portal permitirá acesso mais rápido e fácil às informações de programas sociais e serviços ao cidadão.

O secretário executivo da Pasta, Marcelo Cardona, diz que se trata de mais uma ferramenta que promoverá a melhoria permanente na relação entre o cidadão e o ministério. "É mais um instrumento para promover o acesso da população a políticas públicas com mais transparência e inclusão." A criação do hotsite, reforçou o secretário, reuniu esforços de todas as áreas do ministério "para aproximar a linguagem do Estado ao cidadão".

MDS Pra Você foi desenvolvido em linhas temáticas para garantir mais agilidade no acesso ao conteúdo. Cadastro Único, Bolsa Família, Segurança Alimentar e Nutricional, Cursos de Qualificação Profissional, Assistência Social e Informações Sociais são os seis temas disponibilizados. Em Cadastro Único, por exemplo, o cidadão encontra informações sobre as regras de acesso aos programas sociais do governo federal.

O site dá ainda acesso ao banco de dados do ministério com informações e estatísticas completas sobre as ações e programas do Brasil Sem Miséria, plano criado em 2011 com o objetivo de superar a extrema pobreza no País.

Participação
Coordenadora do projeto, a ouvidora do MDS, Mônica Ribeiro, destaca ainda que, com o MDS Pra Você, o direito à participação social está garantido à população. "O direito à participação está diretamente ligado ao acesso à informação, principalmente para o público dos nossos programas", disse. Os canais de atendimento da Ouvidoria terão destaque no site. Assim, o cidadão pode contribuir com sugestões e elogios, além de fazer denúncias e reclamações. O MDS Pra Você também é acessível a pessoas com deficiência visual.

Criada pelo decreto nº 6.932 da Presidência da República, a Carta de Serviços ao Cidadão deve conter informações claras e precisas em relação a cada um dos serviços prestados pelos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário