Embora seja um dos navegadores mais utilizados do mundo, o Google Chrome também é um dos que mais consome memória RAM, o que pode deixar o PC lento e irritar alguns usuários. Listamos 9 dicas para reduzir o consumo e ajudar a minimizar este problema:
1. Desative extensões
As extensões facilitam a navegação, mas consomem muita memória. Lembre-se de excluir as que você não estiver utilizando e use bookmarlets no lugar. Eles funcionam como os bookmarks regulares e ainda contam com memória adicional. Clique em Configurações>Extensões e remova as que desejar. Se preferir, digite chrome://extensions para abrir a página.
2. Feche as abas que você não estiver utilizando
O Chrome é um navegador multi-processo, o que significa que para cada guia, ele executa um processo separado. Quanto mais abas abertas, maior a chance de o navegador travar.
3. Altere o modelo de processo do Chrome
Pensando na última dica, é possível ainda mudar o modelo de processo utilizado. Para executar o Chrome em um único processo, é necessário ter um atalho do navegador. Clique e ‘Destino’ e digite ‘—single-process’.
4. Elimine os temas
Clique em ‘Configurações’ e ‘Temas’ e redefina para o tema-padrão do browser.
5. Adicione um botão para limpar a memória
Vá em ‘Propriedades do Chrome’ e em ‘Destino’ insira ‘-purge-memory-button’ depois de "C: Program FilesGoogleChromeApplicationchrome.exe". Abra o 'Gerenciador de Tarefas' do Chrome e perceba o aparecimento de um botão dedicado a limpar a memória. Este método pode liberar cerca de 10 MB.
6. Exclua dados de navegação
O Chrome pode salvar imagens, vídeos e outros dados em cache para facilitar o acesso aos sites, mas essas informações também consomem memória. Em ‘Ferramentas’, clique em ‘Limpar dados de navegação’ e elimine as informações em ‘o começo’. Todos os dados serão apagados.
7. Redefina as configurações do navegador
Clique em ‘Configurações Avançadas’ e em ‘Redefinir configurações’. O Chrome vai funcionar como quando foi instalado no PC pela primeira vez.
8. Fique atento a extensões e tarefas desconhecidas
Além de evitar que o navegador fique lerdo, esta é uma medida de segurança. Qualquer extensão que não tenha sido instalada pelo próprio usuário deve ser imediatamente eliminada.
Via Google e Excite Buzz
Nenhum comentário:
Postar um comentário