Barak Obama agradece Dilma Rousseff por liderança do Brasil em negociações da COP21
Os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e do Brasil, Dilma Rousseff, cumprimentaram-se pelo acordo alcançado no sábado (12), na COP21, conferência do clima da ONU em Paris.
De acordo com a Casa Branca, em conversa por telefone, Obama "agradeceu e felicitou" Dilma por sua atuação e a da ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente) pela "liderança" nas negociações, que levaram a um compromisso de todos os países signatários a adotar medidas de combate às mudanças climáticas.
O Palácio do Planalto disse que Dilma "parabenizou o presidente Obama pela liderança firme e proativa dos Estados Unidos".
Ambos reforçaram o compromisso de atuarem em conjunto para a implementação do acordo.
ACORDO DO CLIMA
O chamado Acordo de Paris estabelece o teto de 1,5°C de elevação da temperatura global. Além disso, indica que US$ 100 bilhões (R$ 378 bilhões) por ano é o piso da ajuda dos países ricos aos mais pobres até 2025 e determina balanço global das metas nacionais a cada cinco anos.
A ministra Izabella Teixeira atuou como facilitadora convocada pelo chanceler da França, Laurent Fabius. Cerca de 150 chefes de Estado estiverem presentes na abertura da COP21, em 30 de novembro.
"O acordo é legítimo e reflete as posições que o governo brasileiro defendeu", afirmou Teixeira após a assinatura do acordo.
da
Folha de São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário