Lula: recordar é viver

Há 12 anos, Lula era homenageado por sua luta contra a fome e a miséria com o Prêmio Nehru, honraria já concedida a personalidades como Martin Luther King, Nelson Mandela, Madre Teresa e Indira Gandhi.

Na ocasião, o então presidente, que viveu a fome na pele no agreste pernambucano, falou sobre o impacto da distribuição de renda promovida por seu governo.

“A distribuição de riqueza em benefício dos marginalizados não é apenas uma obrigação ética. É a única forma de consolidar um mercado consumidor de massa. Podemos reverter, em escala global, os resultados perversos da exclusão social e da fome.

Jawaharlal Nehru não hesitou em pagar o preço de suas convicções. Enfrentou a prisão e o ceticismo daqueles que não acreditavam na possibilidade de uma Índia livre, próspera, tolerante e democrática. Quero, portanto, dedicar este Prêmio a todas as pessoas que lutam por um mundo melhor e mais pacífico. Afinal, como disse o grande Nehru: sem a paz, todos os outros sonhos se esvaem e se reduzem a cinzas.”

Um comentário:

  1. Tirou 13 milhões da pobreza.... mas esqueceu de dizer em que conta colocou!!!

    ResponderExcluir