Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

As ratazanas condenam o queijo

Sem Título-6.jpg

(Charge: Aroeira)

O jornalista Glenn Greenwald, do Intercept, usou o Twitter na tarde desta quarta-feira, 24/VII, para expor o método de Sergio Moro, ministro da Justiça e Segurança Pública (sic), para tentar tirar a credibilidade da investigação jornalística feita pelo Intercept que levou a revelação do conluio entre Moro e procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato, especialmente Deltan Dallagnol.

Disse Glenn:

Nada mudou, e nada nunca vai mudar, a montanha da evidência mostrando que a) inúmeros jornais, revistas e outras pessoas públicas verificaram a autenticidade da material publicada por nós, Folha, Veja e tantas outras e b) Moro, Deltan e LJ cometerem impropriedades graves.

1/ Sergio Moro - sendo Sergio Moro - está tentando cinicamente explorar essas prisões para lançar dúvidas sobre a autenticidade do material jornalístico. Mas a evidência que refuta sua tática é muito grande para que isso funcione para qualquer pessoa. Vamos revisá-la:

2/ Primeiro, lembre-se que no dia em que publicamos, nem Moro nem LJ negaram a autenticidade do material. Eles apenas negaram impropriedades. Foi só mais tarde que eles inventaram essa tática, quando perceberam que seus aliados estavam abandonando-os. Como a @Folha reportou:

Image

3 / Depois, a Folha trabalhou "lado a lado" com a nossa equipe e verificou a autenticidade do arquivo - inclusive comparando os chats dos seus repórteres com os promotores com o original. Como qualquer hacker poderia forjar isso? Obviamente, isso seria impossível.

Image

Image

4/ Depois da investigação da Folha, @Veja fez a mesma coisa, e concluiu a mesma coisa: o material é autentico, e contém coisas que um hacker nunca conseguiria forjar, inclusive conversas com seu próprios repórteres. Autentico "palavra por palavra": @Veja (link: https://veja.abril.com.br/politica/carta-ao-leitor-sobre-principios-e-valores/) veja.abril.com.br/politica/carta…

Image

5/ Depois que Veja e Folha provaram de forma independente a autenticidade, um procurador do MPF disse ao @Correio que recuperou as conversas de seu telefone, comparou-as com o que publicamos e descobriu que elas eram completamente verdadeiras. Como um hacker poderia forjar isso?

Image

6/ Então temos o @BuzzFeedBrasil. Duas vezes designaram uma equipe de jornalistas investigativos para determinar se o que publicamos correspondia ao que se sabe sobre a LJ. Ambas as vezes concluíram que o material que publicamos estava alinhado com todos os eventos conhecidos.

Image

Image

7/ Temos então a distinta senadora, @maragabrilli, que confirmou que a mensagem dela que publicamos era, na verdade, totalmente precisa. Como, @SF_Moro, seus hackers poderiam ter forjado algo assim?

8/ Todos nos lembramos do Faustão: ele confirmou sem hesitação a mensagem que enviou a Moro, publicada pela Veja. Obviamente, não havia como um hacker forjar isso. Esta é mais uma prova de que o material é autentico.

9/ Ainda nesta semana, mais uma confirmação veio de um ministro do STF: o ministro Barroso confirmou que a reunião privada entre ele, Moro e LJ - publicada a partir do arquivo - aconteceu. Não há como um hacker forjar isso.

10/ Não nos esqueçamos de que o próprio Moro - relutante mas claramente - admitiu várias vezes que as mensagens secretas eram reais. Ele confessou dar sugestões a DD sobre testemunhas e se desculpou com a MBL por chamá-las de "tontos" - coisas que um hacker não poderia saber.

11/ Finalmente, temos a mais forte evidência de todas: uma reportagem investigativa completa do @elpais_brasil no qual eles não apenas confirmaram a autenticidade das mensagens, mas também entrevistaram um outro procurador do MPF que confirmou que as mensagens são reais.

Image

12/ Quão mais conclusivo pode ser? As únicas pessoas que cairão no jogo cínico de Moro são aquelas que querem cair. Qualquer um com a mínima racionalidade revisará essa evidência e verá facilmente que - como todos os jornalistas concluíram - ela é autêntica e bem incriminadora.

Image

Um comentário:

  1. O grande problema dos regimes autoritários é que conforme o tempo vai passando precisa-se aumentar o grau de repressão para se manter no poder.

    Não tenho dúvidas já estarmos no meio do processo, o que veremos em seguida será o cair das máscaras.

    ResponderExcluir