Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

Selfie de picanha, por Armando Coelho Neto




Infeliz Ano Velho, pior 2020 ou Fora Bozo ou Fora Expiação da Inveja

A TV Globo não toma vergonha. Ela que sempre desprezou o avanço social, viveu a serviço da ditadura de 1964 e apoiou o golpe de 2016, teve que, no passado, por meio da voz necrófila de Cid Moreira, ser obrigada a ler sentença em favor de Leonel Brizola, a quem difamou, caluniou.
Ela, que nos tempos da ditadura, ao invés de divulgar a alta da inflação, enganava o povo divulgando a alta dos rendimentos da poupança, nunca teve escrúpulos.
A TV Globo que mentiu sobre as “Diretas Já”, mostrando o evento como se fosse comemoração do aniversário da cidade de São Paulo, sempre foi mesmo sórdida.
Ela, que transformou em pedrada uma bolinha de papel atirada no então candidato José Serra, não cria vergonha, mesmo!
A TV Globo, cujos pecados fiscais não se sabe ao certo (Cadê o Darf?), que transforma acusações vis em sentenças irrecorríveis, que durante anos perseguiu o ex-Presidente Lula, provoca náuseas. Símbolo do jornalismo instrumental do sistema, covarde, serviçal e raivoso, ignorou a morte do jornalista Paulo Henrique Amorim – seu ex-funcionário, durante a retrospectiva 2019. Mas, enalteceu Gugu Liberato (homem da banheira pornô).
Como pioneira do escândalo da Escola de Base, que ajudou a quebrar uma escolinha infantil e aniquilar reputações dos proprietários, não toma tenência. Ela, sabuja que transformou em herói um encantador de burros, o qual ajudou a derrubar nossa nascitura e esquálida democracia, não se emenda. Ela, que editou o debate Lula x Collor, ela sempre ela vil e contumaz – cuja capivara interminável não cabe nesse esboço, se revela como crime contra a humanidade.
Formou um povo que levou à Presidência da República, alguém que entrará para a História como estrume.
Ela, sempre ela, que infernizava a vida dos brasileiros sugerindo: não compre, estamos na bancarrota, o Brasil sucumbiu e que de forma incessante fazia comparativos sobre “o pior dado da contagem história” disso e daquilo… Ela que anunciava o “pibinho” de 2% por meio de seus abutres, comemora zero vírgula sabe-se lá do quê. Ela, que escandalizava o dólar a R$ 1,99, gasolina a R$ 2,90… Ela, sempre ela, que confundiu Lua com Lula de tão impregnada de maldade… Ela, a Globo, resolveu divulgar pesquisa sobre o aumento das vendas nos festejos de final de ano, com base em pesquisa que não se deu ao trabalho de aferir. Quem fez? Por quê? No interesse de quem? Ao que consta, não existiu.
Eis que, nesse contexto, após percorrer a derrocada da Democracia, um idiota querendo fechar o Supremo Tribunal Federal com uma Kombi e um soldado, de ver uma legião de desempregados se transformarem em camelôs perseguidos pelas polícias e fiscais municipais, a Globo noticia a boa nova. Feliz, claro, por que um de seus repórteres finalmente foi recebido por aquele que se diz presidente do Brasil. Para mim, portanto, que como cidadão, temo, como hipótese, por um pior 2020, constato apenas de concreto um Infeliz Ano Velho.
Nesse mesmo contexto, um amigo me pergunta se não seria esse o mais infeliz Natal/Ano Novo dos últimos tempos. Disse que não, obviamente, por que para mim o Natal mais infeliz foi o do golpe de 2016; da prisão de Lula; do ano em que se pretende reformular cláusula pétrea da Constituição por meio de Lei Ordinária ou por projetos de leis ordinários – no sentido vagabundo, elaborado com a ajuda de um ex-juiz golpista, em conluio com um ex-advogado do Primeiro Comando da Capita (PCC). Some-se a eles uma trupe de arruaceiros que perderam a noção civilizatória, se é que algum dia a tiveram. Gente que não entende o sentido da palavra Estado (que tem como meta o bem comum).
Meu amigo, nesse contexto de infeliz ano velho, lembrou o papel das redes sociais. Destacou como vai ser difícil para as pessoas se exibirem no Facebook, sobre os critérios do se mostrar bem aos olhos do outros. Chegou a brincar sobre os anúncios de pessoas que se prontificaram a alugar picanha para que pobres pudessem aparecer “bem na fita”. Selfie de picanha talvez fosse um bom título para esse texto, que tem como eixo o exibicionismo incentivado pela TV Globo, tema que nos reporta à inveja, elemento motriz sem o qual não se estimularia o consumo desnecessário.
Sim, posso entender o processo dinâmico de se manter uma economia ativa. Mas, há controvérsias não comportáveis para o momento.
Lembro, pois que, não necessariamente com essas palavras, a escritora Melanie Klein diz que ciúmes é querer não perder o que se tem. Cobiça, seria querer o que a pessoa não tem. Inveja, na visão dela, seria querer que o outro não tenha.
Como ciúmes são sentimentos gratuitos de Moro e FHC para com Lula, deixo um pouco de lado. Volto às artimanhas da TV Globo no desenvolvimento da cobiça, a cobiça gratuita. Aquela por meio da qual a tal emissora estimula o desejo (por meio de toda sua grade televisiva), incentivando o consumo até mesmo daquilo que as pessoas não precisam.
(Se há uma necessidade primária do ser, é provável que todos queiram ser. Se para ser, é preciso ter, todos querem ter para ser, ainda que não necessariamente dentro da lei. Mesmo assim, não se vê nisso relação objetiva entre criminalidade social e busca do ser).
Passo batido pelo ciúme (Moro/Bozo) e entro direto na inveja, não sem registrar a inveja-classe-média, que para não se sentir empobrecida no sistema que defende, não quer a ascensão do pobre.
Pulo para a inveja que se expia por meio das redes sociais. A autoimagem sedimentada pela Globo de que todos devem parecer bonitos no Instagram, felizes no Facebook, inteligentes no Twitter, ocupados no Linkedin e originais no WhatsApp.
Penso, pois, na minha incessante luta contra a corrente, como resgatar vínculos com familiares, “amigos” no contexto do ódio, que ela, a Globo, ajudou a construir e hoje prova do próprio veneno.
Sim, nesse contexto de esperança que a liberdade de Lula inspira, reconheço como tal esse Infeliz Ano Velho. Ainda que as projeções sejam de um pior 2020, meu Fora Bozo com a expiação da Inveja possa resultar em algo diferente. Que pelo menos a TV Globo tome vergonha!
Armando Rodrigues Coelho Neto

Um comentário:

  1. Estrume foi o que fez o povo que colocou Lula e Dilma na presidência!

    ResponderExcluir