Tenho idade suficiente (não muita) para lembrar como se fosse hoje do papo recorrente que surgiu na intelectualidade e no próprio PT após a terceira derrota seguida de Lula em 1998.
Diziam que Lula estava inviabilizado e que tinha 'muita rejeição'. Diziam que era preciso 'abrir caminho' para novas lideranças, tais como Cristóvam Buarque, Tarso Genro, Eduardo Suplicy, etc.
Resumindo, essa conversa era tão recorrente que o PT chegou a fazer uma prévia para escolher o candidato a presidente em 2002!
Raras são as pessoas que lembram disso, mas Lula disputou uma prévia contra Suplicy e venceu por 85% a 15% entre a militância do PT.
Essa prévia aconteceu lá em março de 2002, poucos meses antes da vitória presidencial de Lula contra Serra.
De modos que essa conversa de "Lula ultrapassado e inviável" vem de longe, como diria o velho Leonel de Moura Brizola.
Façamos o seguinte então: deixemos que a militância do PT decida, mais uma vez, sobre quais rumos pretende tomar.
Façamos mais uma prévia, repetindo a prévia de 2002.
Os pré-candidatos que se habilitem e que disputem contra o 'velho e ultrapassado' Lula no seio da militância petista! Pode ser?
Desconfio de que o resultado dessa nova prévia não terá muitas surpresas...
Diogo Costa
Lula tem de anunciar a sua pré-candidatura a presidente do Brasil pelo PT desde ontem. E que se habilite quem quiser também ser candidato. Os filiados decidirão. O mesmo deve acontecer no país. É vergonhoso o país ter um presidente eleito às custas do tapetão, "com supremo com tudo".
ResponderExcluir