Uma aula de tática e estratégia política, por Claúdio Teran

A primeira pessoa a falar na Convenção do PT de Fortaleza foi uma catadora de papel. Camilo Santana mostrou que hoje é o maior líder político cearense. E Lula deu show. 

Incrível que apesar dos anos de atuação política, as ideias novas para uma disputa ainda venham do lado de quem tem quase 80 anos. 

O lançamento da candidatura de Elmano Freitas foi uma lição durissima na compreensão que Ciro Gomes tem da política, e da leitura errada que fez. 

Sem citá-lo nem alfinetá-lo diretamente, Camilo, Lula e Elmano lideraram a saudação a Izola Cela, e a governadora foi tão aplaudida e ovacionada que  nem precisou estar presente para ficar bem claro que a base implodiu porque Ciro quis. 

E Lula ironizou na reta final de sua fala, quando saudou Izolda com a frase, "a mulher que sofreu um impeachment, sem ser impeachment"... 

Camilo não disfarçou a emoção, e Elmano cujo mandato de deputado tem sido fundamental na sua maturidade, falou como um candidato tem de fazer diante de uma forte militância. 

A produção deste evento foi perfeita em tudo, dos jingles aos recados. Das participações aos reconhecimentos. E pela unidade de forças. 

Quem conhece a política por dentro sabe do efeito que uma Convenção do jeito que essa foi causa nas lideranças e nos partidos. 

Lula gera reações de amor e ódio, mas vê-lo em ação aos 76 é notável. Não há um líder de massas no país hoje que se iguale a ele. 

Em uma nação tão dividida, Lula é um raro caso de político capaz de se comunicar com os mais diversos lados, tribos e públicos. 

Não é questão de concordar ou discordar do que diz, é reconhecer que sua dialética 
tem mais poder que a dos demais. 

Sim, ele está mais rouco, mas a lucidez tem um viés que faltou a Ciro para entender como se encontra a conjuntura política no Ceará de hoje. Lula é 12 anos mais velho, e ainda teria muito a ensinar, caso o pedetista ouvisse. 

Ao comandar o lançamento da candidatura de Elmano expondo que o adversário a ser vencido é o que Bolsonaro representa, Lula falou ao coração de muitas pessoas.  

E deixou claro que governar é dialogar, pois considerando a política como ela é, não tem outra saída para o Ceará ou para o país. 

Com todos os defeitos e qualidades esse veterano petista ainda é o animal político 
melhor compreendido pela maioria, vemdaí a posição que tem nas pesquisas. 

É também um sujeito de sorte. Janja, sua mulher luta com ele e ao lado dele. Canta 
e dança. Comanda e participa, e está na linha de frente como nenhuma outra. 

As citações a Cid Gomes, por Camilo e Lula foram mais que simpáticas ou camaradas, pois deixaram claro: o desagregador não foi o Senador, mas o irmão mais velho. 

Se o PT e os partidos aliados capitalizarem com a maestria desta Convenção, a disputa que começa agora, podem fazer a diferença na tática de convencimento ao eleitor. 

Faltou anunciar o vice, mas pela disposição e entusiasmo que se viu neste sábado (30) a negociação levará em conta certamente a força deste novo grupo que se forjou na política do Ceará sob nova direção. 

A liderança de Camilo Santana.
por Cláudio Teran 

Nenhum comentário:

Postar um comentário