Cearenses apontam saúde, segurança e desemprego como áreas de maior preocupação

O que saber em menos de 8 minutos 

 
Olá! Nossa edição de hoje chega um pouco mais tarde à sua caixa de entrada, mas com números inéditos da última pesquisa Ipec no Ceará. 

Você também vai querer saber: Érika Amorim diz que, caso eleita, irá propor uma lei que cria "emenda da mulher"', Izolda Cela rebate ataques de Capitão Wagner, supermercados de Fortaleza são autuados por venda de "requeijão fake" e outros destaques desta quinta-feira. 

 
Tempo de Leitura: 8 min 30 s
Oferecimento
Facebook
https://twitter.com/diarioonline
Instagram
YouTube

Pesquisa Ipec: Cearenses apontam saúde, segurança e desemprego como áreas de maior preocupação


A saúde pública é, largamente, a área apontada pelos eleitores cearenses como a que enfrenta os maiores problemas no Estado. A constatação está na terceira rodada da pesquisa Ipec Ceará, divulgada nesta quinta-feira (22) pelo Diário do Nordeste. Conforme o levantamento, 77% do eleitorado avalia o setor como o mais crítico. Veja outros números da pesquisa no link. 

Logo atrás de saúde pública no ranking, aparecem áreas como segurança pública e violência, desemprego e educação, avaliadas negativamente por parcela significativa dos entrevistados, mas ainda distante do índice da saúde.

Entre os segmentos que mais apontam a gestão da saúde como problemática, estão as pessoas com idade entre 45 e 59 anos, além dos evangélicos. Nesses segmentos, cerca de 80% do eleitorado têm essa reprovação.

A pesquisa, encomendada pela TV Verdes Mares, tem margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Ao todo, foram ouvidas 1.200 pessoas, de 56 municípios cearenses, entre os dias 19 e 21 de setembro, com eleitores votantes no Estado do Ceará.

Cada entrevistado apontou até três áreas críticas. O levantamento foi realizado pelo instituto Ipec Inteligência e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob número BR-02694/2022 e no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) sob protocolo CE-03914/2022. O nível de confiança estimado é de 95%.
PESQUISA IPEC PARA O SENADO NO CEARÁ 

A terceira rodada da pesquisa Ipec Ceará para as eleições de outubro aponta o candidato Camilo Santana (PT) com 66% das intenções de voto na disputa pelo cargo de senador. Os dados, divulgados nesta quinta-feira (22), indicam ainda Kamila Cardoso (Avante) com 13% e Erika Amorim (PSD) com 3%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Veja todos os números da pesquisa. 

ENTREVISTAS COM CANDIDATOS 

Em entrevista ao Bom Dia Ceará, da TV Verdes Mares, A candidata do PSD ao Senado, Érika Amorim, defende que, caso seja eleita, irá propor uma lei que cria a "emenda da mulher". A ideia é que mulheres possam decidir o destino da verba parlamentar destinada ao Ceará, de acordo com necessidades específicas. Ela também se posicionou contra a liberação de jogos de azar. 

A candidata foi a terceira a participar de uma série de entrevistas com os postulantes ao Senado. Na próxima terça-feira (27), a TV Verdes Mares promove debate com os candidatos ao Governo do Ceará. O encontro ocorre a poucos dias do primeiro turno das eleições do dia 2 de outubro. 

ELEIÇÕES NO CEARÁ

A governadora do Ceará, Izolda Cela (sem partido), voltou a rebater nas redes sociais os ataques do candidato ao governo, Capitão Wagner (União Brasil) sobre o pagamento dos precatórios do Fundef. 

Izolda reiterou que o Governo do Estado sempre "se posicionou favorável a destinar 60% do recurso para professores" e disse que "candidato que mente não passará". 

A manifestação da governadora ocorre em resposta às declarações de Wagner em entrevista para a imprensa e em vídeo publicado em suas redes sociais. O candidato alegou que "o Governo Federal depositou 1,2 bilhão de reais nos cofres do Estado", mas que a gestão estadual teria supostamente acionado o Supremo Tribunal Federal (STF) para, diz ele, "suspender o pagamento dos professores". 
Publicidade
PROPAGANDA ENGANOSA 

Após a repercussão de matéria do Diário do Nordeste sobre a venda de "requeijão fake" confundir consumidores, três supermercados em Fortaleza foram autuados pelo Decon por comercializarem esse produto e também um similar à manteiga com publicidade enganosa. O órgão informou que os produtos apreendidos "estavam sendo comercializados em uma prateleira próxima à dos requeijões, o que pode induzir o consumidor ao erro".

SEQUESTRO EM BH 

Após mais de 16 horas de tentativas de negociação, um homem armado, que invadiu a residência da ex-companheira e fez uma criança e um jovem reféns, foi baleado por um sniper — atirador de elite — da Polícia Militar nesta quinta-feira (22), em Belo Horizonte. As vítimas foram resgatadas sem ferimentos.
COLUNISTAS

VICTOR XIMENES 

Com investimento de R$ 190 milhões, Unimed Fortaleza inaugura hospital em outubro

BEATRIZ JUCÁ

Como uma geração de migrantes do interior descobriu uma estranha Fortaleza

PROMOTOR ALEGA INSANIDADE MENTAL 

O Tribunal de Justiça do Ceará acatou o pedido da defesa do promotor de Justiça Antônio Ricardo Brígido Nunes Memória, de 66 anos, para instaurar o incidente de insanidade mental do acusado. 

Ricardo Memória foi preso em flagrante instantes após os disparos que mataram o autônomo Durval César Leite de Carvalho, no bairro Cidade dos Funcionários, na tarde de 18 de agosto deste ano. Câmeras no entorno do local do crime mostraram o momento em que o promotor sai da residência e foge. O promotor foi acusado pelo Ministério Público do Ceará por homicídio qualificado.

"WHATS DO CRIME"

Uma quadrilha, ligada a uma facção cearense, com atuação em Caucaia, tinha um grupo no WhatsApp voltado para cobrar membros inadimplentes (ou seja, que estavam com dívidas). É o que mostra uma investigação da Polícia Civil do Ceará. 

A investigação descobriu que o líder da facção Valclecy do Nascimento da Silva, conhecido como 'Jatobá', participava de grupos que tinham como funções "monitorar a movimentação da polícia na área utilizada para exercício do tráfico de drogas, arquitetar crimes contra a facção rival e organizar as cobranças das mensalidades pagas por seus integrantes ('caixinhas')".
Se você recebeu esse e-mail de um amigo e ainda não assina a Newsletter do Diário do Nordeste, inscreva-se aqui.

Siga o Diário do Nordeste no Telegram
Acompanhe as principais notícias do dia em tempo real.
Acesse o link e depois clique em 'entrar'. 
Copyright © 2022 Sistema Verdes Mares, All rights reserved.
Você está recebendo este e-mail, pois se inscreveu no site do Diário do Nordeste.

Nosso endereço:
Sistema Verdes Mares Praça da Imprensa Chanceler Edson Queiroz Fortaleza, CE 60125-160 Brazil

Nos adicione à sua lista de e-mails

Você pode 
mudar suas preferências ou cancelar sua inscrição nessa lista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário