Pinceladas sobre Olívio Dutra (PT)

Vou contar uma história que talvez você não saiba: eu morava próximo à casa do seu Cassiano e da dona Amélia. Seu Cassiano era concorrente do meu pai, era carpinteiro.
Na cidade onde morávamos, São Luiz Gonzaga, na década de 60, havia somente um ginásio, São Antônio de Pádua, que pertencia aos padres da ordem dos Franciscanos. Era pago e somente poucos podiam cursar. Certa feita o seu Cassiano foi até o diretor daquele educandário, frei Armando Siebert ,para dizer que tinha um filho que gostava muito de estudar, mas que não dispunha de meios para pagar as mensalidades, mas que o menino poderia varrer, limpar as salas de aulas ou capinar o pátio. Enfim, poderia fazer tarefas pertinentes à sua idade e, em troca o frei daria a ele a possibilidade de realizar o seu sonho: estudar. O frei ouviu toda a narrativa e pediu que o seu Cassiano mandasse o menino para que o frei visse qual a tarefa que incumbiria ao menino e que ele iria estudar no ginásio. O acerto foi feito: ele iria servir as refeições dos fiéis e cuidaria do internato. Os freis eram todos americanos e se comunicavam, entre si, em inglês. O menino foi "pegando" o significado das palavras inglesas aos poucos. Ao terminar os quatro anos do ginásio já era fluente na língua de Shakespeare.

Fez o segundo grau na Escola Técnica de Comércio e também o concurso para o Banrisul, onde foi aprovado. Casou-se com a professora Judite. Por causa de divergências políticas com o prefeito da cidade de então (João Loureiro) que era casado com a irmã do presidente do Banrisul (Gustavo Langsch), o guri foi transferido pra Porto Alegre. O prefeito bradava para quem quisesse ouvir "vai morrer de fome em POA ".

O meu vizinho adquiriu um apartamento pelo BNH e se mudou de mala e cuia. Logo se candidatou à presidência do sindicato dos bancários e foi eleito. Era o tempo dos militares no governo. Pouco tempo depois se candidatou a deputado federal constituinte e também foi eleito. Em seguida foi eleito prefeito de Porto Alegre e logo depois, governador do RS. Quis comemorar a conquista do governo do Estado, com seus pais . O cerimonial do Palácio Piratini disponibilizou um automóvel. (O guri nunca teve um carro e não tem CNH até hoje). Além do automóvel, o acompanharam o motorista e dois guarda-costas. Ocorre que seu Cassiano e a dona Amélia moravam num ranchinho, que para se adentrar tinha que se abaixar para não bater no marco da porta. Os guarda-costas passaram aquela noite encostados na parede externa já que não havia cômodos para abrigá-los. Esse é, em rápidas pinceladas, o Olívio Dutra, candidato ao senado federal em 2022.

por Nilo Jaskulski
#Olivio131
#EdgarPretto13
#Lulano1ºturno
Clik no Anúncio que te interessa. O blogueiro agradece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário