Depressão e euforia

O estresse dos investidores começou logo pela manhã. Pouco depois da abertura, a Bolsa despencou rapidamente 10% e o mecanismo do "circuit breaker" foi acionado --às 10h19-- para evitar oscilações mais bruscas.
Após meia hora de interrupção para acalmar os ânimos, o mercado não melhorou. Em um pregão inundado por ordens de venda, o índice Ibovespa caiu 15%, quando o "circuit breaker" foi acionado novamente --às 11h44-- interrompendo os negócios, desta vez, por uma hora. Em menos de um mês, esse mecanismo foi utilizado três vezes.

Ontem o índice Ibovespa da Bolsa de Valores de São Paulo inverteu ontem sua seqüência de quedas e fechou com forte alta de 5.220 pontos (14,66%), aos 40.829 pontos.

O Ibovespa, contagiado pelo otimismo externo vivido nos mercados, interrompeu uma seqüência de baixas.

As medidas adotadas pelos bancos centrais das principais economias, que antes tinham sido insuficientes para acalmar o nervosismo dos investidores locais, finalmente tiveram repercussão positiva no pregão.


Pois bem, o "circuit breaker" foi acionado depois que a alta passou dos 10%, "para acalmar os nervos"? Não.

Este é o problema basico do financismo. Para os lucros (mesmo que virtual) não existe limites, para o prejuízo?... o remédio dos liberais privatistas é correr para se agasalhar no colinho da mãezinha (Estado).

Isso não pode dar certo, sabe por que? Infrigi a lei natural das coisas, da vida. 

Na vida tudo tem limites e existe uma balança que equilibra o peso das coisas, o muito e o pouco, o pequeno e o grande. 

Já dizia Tizé " meu filho, não existe dois altos sem uma baixa no meio", pura verdade e nem por isso ele ganhou o premio Nobel de economia.

Este mercado irracional não sabe equilibrar o lucro e o prejuízo, que no fundo são faces da mesma moeda, o capitalismo. Por isso inventaram o financismo sistema natimorto.

2 comentários:

  1. O que será feito para evitar que crises financeiras como a atual tornem a acontecer? Os expertos no assunto não deixam nenhuma dúvida: nada. O professor Noam Chomsky, do Massachusetts Institute of Technology, acaba de dizer que o capitalismo continuará o mesmo. Alan Grenspan, ex-presidente do Fed, segundo Fernando Rodrigues, da Folha, tem a receita: “1) resistir a regular ainda mais o mercado; 2) dar muito dinheiro para os bancos não irem à falência; 3) se faltar dinheiro, imprimir o que for necessário; 4) quando a crise passar e sobrar só a inflação alta, dar uma peteleco para cima nos juros”.

    ResponderExcluir
  2. Maurício

    O que dever ser feito é simples. O governo cumprir o seu dever de fiscalizar e agir com agilidade.

    Se os governos tivewssem fiscalizado como deveriam e impedido o crédito podre a crise não existiria

    ResponderExcluir