por Zé Dirceu

Até quando, até quando vamos, sociedade e governo, tolerar os juros praticados no Brasil? Não há qualquer necessidade para esse sacrifício.

Vamos levar em conta o levantamento feito pela Cruzeiro do Sul Corretora. O estudo informa que só o Brasil e mais 9 países, dentre 40, têm juro real positivo. Lideramos o ranking do juro real mais alto, muito à frente do 2º colocado. Nossa taxa média é de 6,8 ao ano. O 2º lugar é do Chile, pratica um juro real de 1,5% anual. Nada mais justifica essa realidade, é preciso mudar e rápido.Vejam a diferença: de 6,8 para 1,5%%. Por isso mesmo, ainda bem que existe o crédito dirigido e subsidiado dos bancos públicos.


O caso dos Estados
O pior dessas taxas é que impedem as várias instâncias de governo de investirem em infra-estrutura, educação, saúde, justiça e segurança. Vejam a situação das cidades, dos transportes, do saneamento, as áreas de risco, as habitações insalubres e de alto risco.


O caso mais emblemático é o dos Estados: pagam em média 13% 15% da sua receita líquida para a União, para abaterem uma dívida que é puro papel, uma mera questão contábil. Pior. Esses mesmos Estados pagam a dívida calculada em um índice caduco. Nem isso muda. Tudo vai parar nas reservas do governo ou no superávit. E para quê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário