Os objetivos e a estratégia do Sr. Moro, por Jandui Tupinambás

A estratégia de Moro pode ser boa, pode ser ruim. Isto veremos. Mas precisamos de descobrir qual o seu objetivo para poder avaliar sua estratégia. Senão, seria como avaliar uma rota sem saber para onde iremos.
Velados ou não, vamos considerar 4 possíveis objetivos do Sr. Moro de acordo com a recente história da Lava-Jato:
Hipótese 1: mitigar a prática de corrupção na esfera pública diminuindo os custos das obras e serviços públicos.
Hipótese 2: promover-se pessoalmente e se colocar no futuro próximo como opção para derrotar Lula.
Hipótese 3: usar da Lava-jato para promover a desestabilização do governo Dilma e preparar um ambiente para o Impeachment e trazer de volta a direita ao poder.
Hipótese 4: usar da Lava-jato para promover a desestabilização do governo Dilma e impossibilitar o retorno de Lula e trazer de volta a direita ao poder.
Agora, vamos avaliar sua estratégia de acordo com as 4 hipóteses.
Pegando carona nos artigos do Luis Nassif, podemos sintetizar assim, sua estratégia:
Estratégia do Sr. Moro
Moro entende que o sistema tradicional político com forte influência no sistema judicial deveria sofrer um motim. Para isto, ele lança mão do quarto poder que, criando a opinião publicada, conseguiria construir ambiente propício para decisões judiciais acima da própria lei.
Ajusta sua estratégia com os objetivos da plutocracia de derrotar o governo trabalhista brasileiro e direciona suas investigações para os agentes públicos da base governista.
Estratégia X Hipótese 1
 Leva bomba.
Preservar a direita e condenar a esquerda não irá mitigar a corrupção pois os maiores corruptos se sentiriam protegidos pela impunidade. Além do mais, a forma tradicional de se fazer política, causa maior da corrupção, não iria se evaporar com o sucesso da operação.
Estratégia X Hipótese 2
Passa de ano com ressalvas
Não significa que atingirá seus objetivos, mas faz todo sentido.
Estratégia X Hipótese 3
Leva bomba. Se ferrou no foro privilegiado de Cunha
Moro não contava que iria perder o controle da Lava-Jato. Mas perdeu. Com o foro privilegiado de Eduardo Cunha, deu no que deu. Graças ao STF, o Impeachment subiu no telhado...
Estratégia X Hipótese 4
Idem estratégia 2.
No caso das hipóteses 2 e 4, as estratégias são de alto risco uma vez que as ações que a direita está tomando para desestabilizar o governo podem voltar contra eles e fortalecer a esquerda. A população já percebeu a hipocrisia e canalhice destas ações. E aparece uma outra variável inesperada que complica ainda mais a vida da direita: o fim do financiamento privado de campanha. A direita, no desespero, mostrou sua cara. E se enganam aqueles que acham que a militância do PT está morta. A injustiça e discriminação que sofremos ultimamente, nos fortalece.
Moro é um estrategista meia-boca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário