O Rio Grande do Sul não é fascista. Lá, como em todo lugar existe fascista

Resultado de imagem para rio grande do sul
"Hoje somos o Rio Grande que envergonha o mundo!
O Rio Grande do Sul escreveu hoje um triste capítulo na sua história. Um capítulo que envergonha a hospitalidade, a tradição, as façanhas, a democracia, a sua história...um capítulo que envergonha o seu humilde povo, que envergonha a história de grandes líderes, de presidentes como Getúlio Vargas. 
Os ruralistas e fazendeiros, protagonistas desse triste episódio, acostumados a terem em seus galpões os ¨capitães do mato" nunca respeitaram o seu povo e suas leis. Vivem da exploração dos humildes, dos negros, dos índios, sonegam impostos, não pagam empréstimos...é assim que vão espichando suas cercas.
Ao longo dessa semana produziram um capítulo na história, que nos envergonha tanto quanto o que usaram negros, escravos seus, para vencerem batalhas no campo de guerra. Usaram seus escravos negros, porque foram covardes e não tinham competência pra lutar, se borravam no primeiro tilintar da espada. Essa semana agiram da mesma forma.
O nosso Rio Grande não é esse que vocês querem, do chicote, da bota lambuzada de ódio, do lenço encharcado de hostilidades, do chapéu que não abriga neurônio em suas cabeças, da bombacha carregada de preconceito...esse não é o nosso Rio Grande.
Presidente Lula, o nosso Rio Grande é daqueles que te abraçaram, e daqueles que te criticaram, daqueles que acreditam nas tuas propostas e daqueles que buscam outras propostas, dos humildes que acreditam em um salário digno e daqueles que preferem pagar só um salário. Mas estes todos respeitam a democracia, estes todos te respeitam como um grande estadista, esses todos te respeitam como um ser humano. O nosso Rio Grande é o daqueles que respeitam a democracia e lutam por ela.
Há décadas o RS está de costas para o desenvolvimento sustentável e equilibrado, há décadas essa elite odienta faz com que osso Estado cresça igual a "rabo de cavalo", pra baixo.
Quando o RS recuperará suas façanhas, sua hospitalidade, sua "nobreza", sua riqueza, que é sua gente?
Hoje somos o Rio Grande que envergonha o mundo!"

Celso Woyciechowski