Resposta ao leitor - Chico Hugo


 

(Resposta ao bispo)
Bispo,
como você acha que Jesus se sentiu ao ser inteirado da morte de João Batista?

Jesus sentiu uma profunda tristeza. Perdera um parente (primo) o homem que o batizara, o precursor de sua missão, o homem que o batizara.

Tristeza pelos motivos da condenação de João Batista, que fora prezo por condenar o comportamento de Herodes estava vivendo uma relação fora do matrimônio com a cunhada Herodias, esposa de seu irmão (te lembra alguma coisa, tipo Collor de Mello, Renan Calheiros....).

De tanto condenar esta atitude errada do governante, foi preso e executado. João Batista não aceitou e condenou esta atitude deplorável do governante. Você poderia dizer o que é que João Batista tem com isto. É a vida particular de Herodes. Mas o Cristianismo ensina que devemos pautar nossas vidas e nossas atitudes na honestidade e na ética de nossos relacionamentos. (Leia Mateus 14: 1-12)


Ingênuo -- no sentido de que nEle não há malícia --, Jesus conhecia totalmente o coração dos homens. Chamou-nos a atenção para os que se apresentam bem vestidos, bem falantes, procurando os primeiros lugares ...

Mas nunca deixou de condenar os governantes da época, que impunham pesadas cargas ao povo. Mateus 23:27 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia!


O bispo acredita que o sumário julgamento de Jesus, com condenação à pena de morte, teve causas religiosas? E o de Sócrates, quatro séculos antes?

O julgamento sumário de Jesus teve sim causas religiosas. A morte de Cristo na cruz era uma profecia milenar que se cumpria. A vinda do Messias para libertar o povo. Lucas 4: 18-19 O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor. João 3:16 Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.


Ora, bispo, "governo do falta um dedo"? Indisfarçável preconceito que todo o falacioso discurso procura negar. Quantas coisas você descobriu recentemente! Ainda que tardiamente, que bom!


Bispo, não existe o país do "falta um dedo". Existe um país de 180 milhões de habitantes, entre os quais alguns sem dedo, outros sem perna, sem olho ... sem terra, sem habitação, sem emprego, sem saúde, sem escola... País com os mesmos problemas de, digamos, por exemplo... os Estados Unidos. Ou seriam éticos todos os congressistas norte-americanos só pelo fato de serem norte-americanos? O bispo desconhece os escândalos envolvendo congressistas americanos? Vão de roubo do dinheiro público até desvios de conduta sexual. Ou seriam falsas as notícias da mídia de adolescentes, por lá, matando a bala colegas no recinto escolar? Ou de policiais brancos espancando negros e latinos pelo "crime" de serem negros ou latinos? Qual foi a Suprema Corte que validou a fraudada eleição da Flórida (governada pelo Bush irmão) para, contrariando a maioria do povo expressa nas urnas, dar vitória ao Bush Jr. ?
Essa conversa de falar mal do Brasil não mais abala a auto-estima do brasileiro. Pare com isso!

O Chico Hugo não entendeu nada. O falta um dedo é uma figura de retórica. Não representa uma deficiência física. Representa o fato que no Brasil falta aos 180.000.000 de habitantes saúde, educação, emprego, seguridade social, dignidade, moradia adequada, etc. O Bispo não está falando em faltar pernas e braços, usou uma figura de retórica, para mostrar que um político que prometia minorar o sofrimento do povo, e enchia de esperanças todos aqueles que tinham falta do básico para uma vida digna, traiu os anseios do povo sofrido de nosso país.

Estamos nos referindo ao Brasil e não aos Estados Unidos, portanto o que Chico Hugo fala com relação aos Estados Unidos está fora de lugar, a não ser que queira inferir que a Igreja Metodista é americana, e aqui vai um esclarecimento. a) A Igreja Metodista do Brasil é independente destes 1930, e seus destinos e atitudes são determinados por seus membros. Os Bispos são eleitos para um mandato de cinco anos, não são vitalícios. b) Mesmo que estivéssemos analisando a atitude da Igreja Metodista com relação ao que Chico Hugo falou, a igreja tem tomado uma atitude firme, pública e condenado todos estes erros, mais até do que a atitude tímida da igreja no Brasil contra os desmandos do governo.


E, por fim, a justiça dos homens (Estado de Direito) é assim mesmo: temos de convencer os juízes com provas robustas e in dubio pro réu. Com o tempo o bispo há de se acostumar com isso. Os tribunais de júri têm muitos jurados porque em se tratando de juízo de valor é assim: podemos discordar do bispo.

Chico Hugo fala como se o Bispo Josué fosse estrangeiro. Ele é brasileiro, sempre viveu no Brasil. Como vem do sul tem um nome diferente, mas quantos brasileiros não os têm? Laguardia, por exemplo é um nome italiano, no entanto a família agora, depois de um século no Brasil é brasileira. Portanto estranho a inferência de que "com o tempo o bispo há de se acostumar com isto". O Bispo Josué é conhecedor do sistema jurídico brasileiro, principalmente quando todos nós sabemos que só os mais pobres são condenados e cumprem pena. Neste sentido temos um jurídico injusto. É dever de todo o cristão condenar as injustiças de nossa sociedade.


O Renan não foi condenado. Embora pilantra, não foi condenado. Se o bispo detém alguma prova que demonstre falta de lisura no voto de qualquer um dos 48 senadores que absolveram Renan que a apresente por dever de consciência. Se não tem, o resto é leviandade!

Neste caso Chico Hugo está sendo incoerente. Acusa Renan de ser pilantra e ao mesmo tempo diz que não há provas e que não podemos julgar sem provas. Isto sim que é leviandade da parte de Chico Hugo.

Como o Bispo, ou eu ou qualquer outro brasileiro poderíamos provar a falta de lisura de qualquer um dos 48 senadores que absolveram Renan Calheiros, se a votação foi secreta e não sabemos quem votou pela condenação ou pela absolvição?

Leviandade é dar guarida a falta de ética e de honestidade na política, é acreditar que vale tudo para chegar ao poder e se manter lá. Temos de ter coragem de apontar o dedo contra os poderosos exploradores do povo, e principalmente contra aqueles que dizem uma coisa e fazem outra. Os Metamorfose Ambulante. Como camaleões se ajustam ao ambiente para continuar se locupletando no poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário